28/07/2016 às 19:56, atualizado em 09/08/2016 às 15:32

Secretaria da Criança fará ação contra violações de direitos durante Olimpíada 2016

A campanha também vai divulgar os principais canais de denúncia: o Disque 100, o aplicativo Proteja Brasil e os Conselhos Tutelares

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Cerca de cem voluntários estarão nas proximidades do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha nos dias dos dez jogos de futebol que ocorrerão na capital do País para alertar torcedores sobre as principais violações de direitos que podem ocorrer durante grandes eventos. Conselheiros tutelares, servidores da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e jovens voluntários dos Centros de Juventude do DF e do Comitê Consultivo de Adolescentes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente abordarão turistas e moradores da cidade para falar de temas como exploração sexual e do trabalho de crianças e adolescentes durante a Olimpíada 2016.

“Brasília está na rota de grandes eventos, e é necessário estar em alerta constante para evitar qualquer tipo de violação”, diz o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo. A iniciativa faz parte da campanha Respeitar Proteger Garantir — Todos Juntos pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. A expectativa é que as ações de mobilização e de engajamento ultrapassem o período da competição e sejam replicadas e disseminadas em todos os eventos de grande porte no Brasil.

[Box-Olimpíada]

Além de informar sobre as violações dos direitos das crianças e adolescentes mais recorrentes em grandes eventos, a campanha vai divulgar os principais canais de denúncia: o Disque 100, o aplicativo Proteja Brasil e os Conselhos Tutelares.

Durante os jogos, os voluntários também incentivarão o público a postar fotos e textos sobre a campanha nas redes sociais por meio das hashtags #EuRespeito #EuProtejo #EuGaranto.

A campanha faz parte do projeto Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma continuidade da ação promovida para a Copa do Mundo de 2014 que, à época, tinha como meta combater a exploração sexual infantil.

O projeto é uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos, a União Europeia (financiadora), a Viva Rio, a ISCOS Piemonte, a Rede Internacional ECPAT França, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os municípios do Rio de Janeiro e de Porto Alegre.

[Relacionadas]