29/07/2016 às 17:15, atualizado em 06/12/2016 às 13:31

Seleção da África do Sul treina com time da Polícia Militar

Atividade foi acompanhada por alunos do Colégio Militar Tiradentes e por crianças e adolescentes integrantes de projeto social no Varjão

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília

Num clima festivo, a seleção olímpica da África do Sul enfrentou o time de futebol da Polícia Militar do Distrito Federal, na manhã desta sexta-feira (29), no Minas Tênis Clube, no Setor de Clubes Norte. Foi um dos últimos treinos da equipe antes da estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na quinta-feira (4), contra o Brasil, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A partida terminou com a vitória de 4 a 0 a favor dos africanos.

O goleiro da seleção olímpica da África do Sul, Nkosingiphile Gumede, autografa um chuteira para alunos do Colégio Militar Tiradentes.

O goleiro da seleção olímpica da África do Sul, Nkosingiphile Gumede, autografa chuteira para alunos do Colégio Militar Tiradentes. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O comando da Polícia Militar preocupou-se em mostrar hospitalidade e usar o treino para promover valores sociais. Um ônibus da instituição buscou 30 crianças e adolescentes da Escolinha de Futebol do Varjão, um projeto social que há seis anos oferece aulas gratuitas de futebol para jovens em situação de vulnerabilidade. Eles e alunos do Colégio Militar Tiradentes tiveram camisas e chuteiras autografadas pelos atletas sul-africanos.

[Olho texto=’“Serviu para movimentar os nossos jogadores, principalmente aqueles que acabaram de chegar de viagem. Colocamos em prática algumas das estratégias ensaiadas”’ assinatura=”Tyroane, atacante, camisa 10 da África do Sul” esquerda_direita_centro=””]

Segundo o técnico do time da Polícia Militar, coronel Cléber Lacerda, a escolha da equipe amadora também levou em consideração aspectos de segurança. “Eles precisavam fazer um jogo-treino além de uma simples movimentação, mas com segurança. Então, oferecemos nosso time: eles fizeram o treino que queriam e com a segurança que necessitavam”, destacou.

[Box-Olimpíada]

Embora amador, o time da Polícia Militar é tradicional. Existe há 22 anos e é bicampeão (2014 e 2015) do torneio mundial de polícias e bombeiros. O primeiro título foi conquistado na Irlanda; já o segundo, nos Estados Unidos. O cabo Átila Cruz, de 36 anos, considerado o melhor do time, mostrou-se orgulhoso em poder ajudar na preparação da equipe da África do Sul. “Para eles, foi um treino de preparação; para a gente, uma festa. Conseguimos ser competitivos dentro das nossas limitações e nos divertimos bastante com a experiência.”

Experiência aprovada pelos africanos

Camisa 10 da África do Sul, o atacante Tyroane Sandows aprovou a experiência. “Serviu como um jogo-treino, para movimentar os nossos jogadores, principalmente aqueles que acabaram de chegar de viagem. Colocamos em prática algumas das estratégias ensaiadas e, no geral, foi positivo”, destacou o jogador do Grêmio, que fez o terceiro gol do treino, de pênalti. Outros dois gols foram marcados por Keagan Dolly. O último tento foi feito por Thabiso Kutumela.

Tyroane Sandows, atacante da seleção olímpica sul-africana, marcou um dos gols da partida contra o time da Polícia Militar.

Tyroane Sandows, atacante da seleção olímpica sul-africana, marcou um dos gols da partida contra o time da Polícia Militar. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, acompanhou a atividade e ressaltou que ela contribuiu para mostrar o aspecto de integração da corporação com o esporte. “Mostramos que somos uma corporação solidária, que temos atletas amadores de nível, além de chamarmos crianças para participar de alguma forma desse momento olímpico”, disse.

Edição: Marina Mercante

[Relacionadas]