02/08/2016 às 14:14, atualizado em 02/08/2016 às 19:02

Veja como ficam os horários especiais de serviços públicos nos dias de jogos da Olimpíada

Por estarem no perímetro de segurança do evento, Palácio do Buriti, Procuradoria-Geral do DF, Codeplan e Terracap terão restrições no funcionamento

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Por causa do futebol olímpico na capital, as áreas próximo ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terão horário de funcionamento especial nos dias de jogos. O perímetro foi definido pelas Secretarias da Segurança Pública e da Paz Social e de Mobilidade.

Por causa do futebol olímpico na capital, as áreas próximo ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terão horário de funcionamento especial nos dias de jogos.

Por causa do futebol olímpico na capital, as áreas próximo ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terão horário de funcionamento especial nos dias de jogos. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Em 4, 10 e 12 de agosto, não haverá expediente no complexo do Palácio do Buriti, na sede da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, na sede da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e na sede da Agência de Desenvolvimento (Terracap). No dia 9, o horário de serviço será até o meio-dia. A decisão foi publicada em 21 de julho no Diário Oficial do Distrito Federal. A medida não inclui servidores das áreas de saúde e de segurança pública

Oito órgãos funcionam no Palácio do Buriti: Assessoria Internacional; Casa Civil; Casa Militar; Controladoria-Geral do DF; Secretaria de Mobilidade; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e Vice-Governadoria. Algumas pastas não têm atendimento ao público, e os serviços suspensos desses órgãos não vão impactar diretamente o cidadão.

[Box-Olimpíada]

Casa Militar

Durante os jogos, não será possível fazer a busca por documentos da área jurídica da Casa Militar.

Codeplan

Nos dias de jogos, o único serviço que funcionará da Companhia de Planejamento do DF será o atendimento pelo telefone 156.

Secretaria de Fazenda

As agências da receita abrirão normalmente, das 12h30 às 18h30, e a Central Telefônica 156, opção 3, funcionará das 7 às 19 horas. O atendimento virtual estará disponível das 7 às 19 horas.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

Como a Secretaria de Planejamento não desenvolve ações diretamente para o público, os trabalhos da pasta ficarão suspensos nos dias das partidas.

Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Por ser dividido em subsecretarias, o órgão não terá todas as atividades afetadas pela medida. A Secretaria Adjunta do Trabalho, no Setor Comercial Sul, atenderá normalmente, inclusive na Agência do Trabalhador. A Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, na 515 Norte, também.

Apesar de a Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos ficar no anexo do Palácio do Buriti, as atividades não serão interrompidas. Durante a Olimpíada, a Casa da Mulher Brasileira (601 Norte) e os Centros Especializados de Atendimento à Mulher continuarão atendendo.

Procuradoria-Geral do DF

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) não terá expediente nos dias determinados no decreto publicado no Diário Oficial. O órgão é responsável por responder consultas e orientar os órgãos da administração. Pela ouvidoria da PGDF, é possível se manifestar sobre as ações jurídicas do Estado.

Terracap

Os serviços públicos da Terracap funcionarão normalmente, já que as solicitações de cópia de documentos são feitas pela internet.

A Torre de TV Digital, de competência da empresa, terá o funcionamento normal: nos fins de semana e em feriados, abre para a visitação das 9 às 18 horas (Estrada Parque Contorno, DF-001, Bairro Colorado, subida para Sobradinho, após a Academia da Polícia Federal).

BRB

As agências do Banco de Brasília (BRB) também abrirão normalmente, exceto as que ficam na Terracap, na Procuradoria e no Buriti. Em 9 de agosto, excepcionalmente, as agências que estão dentro desses órgãos atenderão das 8 horas ao meio-dia.

Hemocentro

A Fundação Hemocentro de Brasília funcionará normalmente durante os jogos, exceto em 4 de agosto, quando ocorre a estreia da seleção brasileira na Olimpíada, em jogo contra a da África do Sul. Nesse dia, o local ficará fechado. O horário da coleta será restrito em 10 e 12 agosto, com o expediente limitado até o meio-dia. Normalmente, a doação pode ser feita de segunda a sábado, das 7 às 18 horas.

Na Hora

As unidades do Na Hora funcionarão normalmente durante os Jogos Olímpicos: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, até as 12h30. Os postos ficam no subsolo da Rodoviária do Plano Piloto (plataforma D), no Shopping Popular de Ceilândia (QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul), no Gama Shopping (EQ 55/56, Área Especial 1, Setor Central do Gama), no Shopping Riacho Mall (QN 7, Área Especial 1, Riacho Fundo I), no Serra Shopping (Quadra Central, Bloco 1, Lote 7, lojas 16 a 24) e na unidade de Taguatinga (QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8, Pistão Sul).

Delegacias

As delegacias funcionarão normalmente, em expediente e em plantão. Durante o torneio esportivo mundial, a Polícia Civil do DF reforçará os plantões de algumas delegacias com servidores fluentes em outros idiomas. São elas: 1ª DP (Asa Sul), 2ª DP (Asa Norte), 5ª DP (área central de Brasília), 10ª DP (Lago Sul), Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Por ser ao lado do Estádio Nacional, a 5ª DP terá a estrutura voltada para o atendimento de ocorrências da região. Em dias de jogos, será instalada uma delegacia no interior do estádio para prestar atendimento ao público.

Edição: Marina Mercante