03/08/2016 às 07:37, atualizado em 03/08/2016 às 11:56

Salário dos servidores será depositado na quinta-feira (4)

Aniversariantes de julho receberão o décimo terceiro em 12 de agosto. Datas foram definidas para adequar os pagamentos ao fluxo de caixa do Executivo local

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília

Os aniversariantes de julho receberão o décimo terceiro salário em agosto — e não os aniversariantes de agosto, conforme publicado anteriormente.

O salário dos servidores do governo do Distrito Federal cairá na conta na quinta-feira (4) — quarto dia útil do mês. Em função da queda real de 3% na arrecadação no primeiro semestre de 2016, o Executivo depositará o décimo terceiro salário dos aniversariantes de julho em 12 de agosto.

Nesse período, de 4 a 12 de agosto, o governo deve ter um volume maior de entrada de tributos, o que vai permitir honrar o compromisso com os 12.423 servidores que fazem aniversário em julho. A folha líquida referente ao décimo terceiro desses trabalhadores soma R$ 74,9 milhões.

Os servidores que anteciparam o décimo terceiro salário no Banco de Brasília vão ter descontados os valores com vencimento na data do pagamento do benefício, dia 12.

Um dos fatores que levou o governo de Brasília a não ter fluxo de caixa para pagar no quinto dia útil o décimo terceiro dos aniversariantes de julho foi a queda na arrecadação tributária de janeiro a junho. Houve crescimento nominal de receita de 6,9%, mas os ganhos foram corroídos pela inflação de cerca de 8% ao ano, o que implicou um decréscimo real de 3%.

Impactada pela crise econômica, Brasília deixou de arrecadar R$ 78 milhões de dois importantes tributos: o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A redução no primeiro é explicada pela queda no consumo e, no segundo, pelo enfraquecimento do mercado imobiliário.

Edição: Marina Mercante