10/08/2016 às 01:36, atualizado em 06/12/2016 às 13:30

Chinesas e suecas empatam em mais um dia de Olimpíada no Mané Garrincha

Seleções não saíram do 0 x 0 no segundo jogo de terça-feira (9). Nenhuma ocorrência policial relacionada à partida foi registrada

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília

A segunda partida do futebol olímpico feminino no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha contou com um público empolgado, principalmente por parte dos chineses, que, a todo momento, puxavam em coro o nome do país oriental. Apesar do apoio, a equipe não conseguiu sair do empate sem gols contra a Suécia na noite dessa terça-feira (9).

China e Suécia jogaram no Estádio Mané Garrincha na noite desta terça-feira (9) e ficaram no 0x0.

China e Suécia jogaram no Estádio Mané Garrincha na noite dessa terça-feira (9) e ficaram no 0 x 0. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Nenhum incidente dentro do estádio foi registrado, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Os 7.923 torcedores conseguiram entrar com tranquilidade e se acomodar sem problemas em seus assentos. Como no jogo entre Canadá e Alemanha, na tarde dessa terça, apenas o anel inferior da arquibancada foi aberto.

Um grupo de cinco jovens chineses chamou a atenção pela alegria demonstrada antes e durante a partida. Todos moram no Brasil há pouco tempo, e assistir à seleção foi a chance de matar um pouco a saudade da terra natal. “É bom saber que aquelas mulheres estão defendendo a China, e estamos vendo tudo isso bem de perto”, disse a estudante Xiaogie Xheng, de 21 anos, acompanhada de quatro amigos.

[Box-Olimpíada]

Pelo lado sueco, a zagueira Jessica Samuelson contava com uma torcida especial. Amigos dela empunhavam uma grande bandeira com o nome da jogadora. “É a forma que encontramos para incentivar a Jessica e todo o time”, explicou William Olsson, de 25 anos.

Ao fim da partida que garantiu a classificação da China no grupo E, ao lado do Brasil, as equipes permaneceram em campo por mais de 20 minutos saudando a torcida, tirando selfies e distribuindo autógrafos. As jogadoras da Suécia chegaram a dar uma volta completa no campo cumprimentando os presentes.

Balanço da Operação Olimpíadas na terça-feira (9)

Desde o início da Operação Olimpíadas, à 0h01 de terça-feira, 178 veículos foram notificados pelo Departamento de Trânsito do DF e 22 deles, recolhidos ao depósito. Houve 25 notificações por estacionamento irregular, seis casos de transporte de criança sem equipamento adequado, seis condutores que deixaram de dar preferência a pedestre e um que dirigia sob efeito de álcool. O Corpo de Bombeiros não registrou ocorrências nas imediações do estádio.

Antes de China x Suécia, equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro e da Comissão Nacional de Energia Nuclear fizeram uma varredura no estádio, e nenhuma anormalidade foi constatada.

Alterações no trânsito próximo ao Mané Garrincha

A via N1 já foi reaberta, mas, por causa das disputas do futebol masculino, voltará a ser fechada (da Rodoviária do Plano Piloto até o Tribunal de Contas do DF) às 9 horas desta quarta-feira (10). No mesmo horário, serão interditadas três faixas da S1 no trecho entre a Funarte e o Complexo Brasil 21. Deste ponto até a rodoviária, apenas uma faixa ficará indisponível para os carros.

[Relacionadas]

As vias em torno do estádio e os estacionamentos do próprio local, da Funarte, do Planetário, da Feira da Torre de TV e do Complexo do Palácio do Buriti permanecem fechados, já que a Operação Olimpíadas para esta quarta (10) começou à 0h01. A reabertura desses locais está prevista para as 20 horas, quando também será liberado o trânsito na S1 e na N1.

Jogos de quarta-feira (10)

Nesta quarta (10), haverá duas disputas do futebol masculino no estádio brasiliense. Às 13 horas, jogam Argentina e Honduras, pelo Grupo D. Na sequência, às 16 horas, pelo C, entram em campo Coreia do Sul e México.

Edição: Marina Mercante