13/08/2016 às 18:37, atualizado em 06/12/2016 às 13:30

Goleada fecha a participação de Brasília na Olimpíada

Por 4 x 0, a Alemanha eliminou Portugal no estádio Mané Garrincha e avançou para a semi. Forças de segurança não registraram ocorrências graves relacionadas ao jogo

Por Amanda Martimon e Saulo Araújo, da Agência Brasília

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha despediu-se da Olimpíada com casa cheia. No último jogo na arena, 55.412 pessoas assistiram, na tarde deste sábado (13), à vitória da seleção alemã por 4 x 0 sobre os portugueses pelo torneio de futebol masculino.

Por 4 x 0, a Alemanha eliminou Portugal no estádio Mané Garrincha e avançou para a semi

Por 4 x 0, a Alemanha eliminou Portugal no estádio Mané Garrincha e avançou para a semi. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, muita gente chegou em cima da hora, o que provocou filas nos portões de acesso. A situação foi normalizada 40 minutos após o início da partida. As Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros não registraram ocorrências graves. A dispersão do público após o jogo durou cerca de 30 minutos.

O primeiro gol da Alemanha saiu no fim do primeiro tempo, aos 45 minutos, com Serge Gnabry. Na segunda etapa, os alemães concluíram a goleada sobre Portugal. Marcaram: Matthias Ginter, Davie Selke e Philipp Max. O placar só não foi maior por causa de defesas do goleiro Bruno Varela.

O público predominante no Mané Garrincha era de brasileiros, mas alguns portugueses também compareceram. Caso do empresário Pedro da Silva Dias, de 55 anos. Ele mora no Gama há 30 anos e, pela primeira vez, viu a seleção lusitana tão de perto. “Desde quando me mudei para o Brasil, não voltei a Portugal. Posso dizer que hoje foi o momento em que fiquei mais perto do meu país durante todos esses anos”, disse ele, acompanhado do filho de 16 anos.

O público predominante no Mané Garrincha era de brasileiros

O público predominante no Mané Garrincha era de brasileiros, mas alguns portugueses também compareceram. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Muitos brasileiros foram vestidos com as cores da atual campeã da Copa do Mundo. Os irmãos Gabriel e Matheus Novaes, de 19 e 17 anos, respectivamente, adotaram a Alemanha como segundo país no futebol.  “O estilo de jogo vibrante e a dedicação me levaram a torcer para eles. Menos contra o Brasil, claro”, brincou Gabriel.

[Relacionadas]

Após a derrota, o técnico de Portugal, Jorge Rui, reconheceu a superioridade do adversário em campo. “Não acho que foi um problema da nossa defesa, foi da equipe. Não conseguimos ser eficientes”, resumiu. Vitorioso e a caminho da semifinal, o técnico Horst Hrubesch cumprimentou Portugal pela partida, mas concordou com o rival: “É fato que, se você viu os 90 minutos, viu que dominamos o jogo.”

Atuação das forças de segurança dentro e nas imediações do estádio

Neste sábado (13), o Departamento de Trânsito do DF apreendeu cinco veículos e registrou 23 infrações – as principais por uso de celular ao volante, por falta do cinto de segurança, por condução de criança sem o equipamento obrigatório e por direção após ingestão de bebida alcoólica.

A Polícia Militar não registrou ocorrências nas imediações do Mané Garrincha, e o Corpo de Bombeiros fez quatro atendimentos. Dentro da arena, três pessoas foram socorridas (por desmaio, por intoxicação e por mal súbito) e liberadas em seguida. Fora do estádio, uma pessoa desmaiou e teve de ser levada ao Hospital Regional da Asa Norte.

A Polícia Civil prendeu dois homens que vendiam ingressos com preço superior ao original nas proximidades do evento. A terceira ocorrência foi por furto de documento de identidade.

Edição: Marina Mercante