26/08/2016 às 18:07, atualizado em 26/08/2016 às 18:20

Acadêmicos de Harvard debatem com governo questões sobre planejamento territorial

Reunião na manhã desta sexta-feira (26), na Residência Oficial de Águas Claras, foi o primeiro passo para elaborar acordo de cooperação

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O planejamento territorial e o ordenamento do uso do solo foram temas de debate nesta sexta-feira (26) na Residência Oficial de Águas Claras. Um workshop reuniu representantes do governo de Brasília e especialistas em arquitetura e urbanismo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O encontro fortaleceu a ideia de uma proposta de cooperação técnica para desenvolvimento urbano e design no Distrito Federal.

O workshop reuniu representantes do governo de Brasília e especialistas em arquitetura e urbanismo da Universidade de Harvard

O workshop reuniu representantes do governo de Brasília e especialistas em arquitetura e urbanismo da Universidade de Harvard. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Encarregada de produzir estudos sociais, econômicos, demográficos, cartográficos e ambientais, além de avaliar políticas públicas, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) entra com papel fundamental. “O projeto será baseado no uso de dados coletados por nossas equipes, somados a tecnologias extremamente avançadas de desenho urbano”, destaca o presidente do órgão, Lucio Rennó. “O próximo passo é sedimentar essa ideia e buscar parcerias.”

De acordo com o professor Charles Waldheim, da universidade estadunidense, os dados existentes em relação a ordenamento territorial e ocupação do solo no DF são fundamentais para embasar o projeto. “Nosso objetivo é processar essas informações para serem usadas de maneira prática”, explica o acadêmico.

Essa também é a opinião do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Gilson Paranhos. Segundo ele, os postos da companhia no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, são um exemplo disso. “Há cerca de um ano e meio, esses equipamentos atuam diretamente na comunidade, com serviços baseados em dados sobre aquele local.”

O secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Teixeira de Andrade, participou do debate de hoje. Além dele, estavam administradores regionais, acadêmicos, servidores dos órgãos envolvidos e representantes dos moradores do Sol Nascente.

Edição: Marina Mercante