26/08/2016 às 15:18, atualizado em 13/12/2016 às 18:10

Inscrições para participar do Conselho de Juventude do DF estão reabertas

Interessados devem preencher ficha de cadastro no site da Secretaria da Criança até domingo (28)

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude reabriu até domingo (28) o prazo de inscrições para integrar o Conselho de Juventude do Distrito Federal (Conjuve-DF) no biênio 2016/2018. O objetivo da medida é incentivar a participação de mais jovens no processo seletivo. Os candidatos devem ter de 15 a 29 anos e morar no Distrito Federal.

Para se inscrever é necessário preencher uma ficha, disponível no site da pasta. A votação ocorrerá durante a 2ª Conferência do Conjuve, em 3 de setembro, das 8 às 17 horas, no auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Serão eleitos 14 membros titulares e seis suplentes representantes da sociedade civil, para mandato de 24 meses e não remunerado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 29 de agosto, interessados poderão apresentar recursos, que serão julgados em 30 de agosto. A lista final das candidaturas será divulgada em 1º de setembro.

Esta é a segunda eleição que acontece no DF para o Conselho de Juventude, instituído pela Lei nº 5.020, de 22 de janeiro de 2013. A primeira ocorreu em 2013. Os conselheiros escolhidos na primeira votação podem concorrer à reeleição. Entre as principais funções dos integrantes estão o auxílio, o acompanhamento e a avaliação de ações, projetos e programas governamentais voltados à juventude do DF.

Eleitores também devem se cadastrar

É possível ainda se inscrever como votante durante a 2ª Conferência do Conjuve, até 1º de setembro. A ficha de cadastro pode ser acessada no site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. O requisito para ser eleitor é o mesmo dos candidatos: jovens entre 15 e 29 anos que residam no Distrito Federal.

Edição: Gisela Sekeff