29/08/2016 às 21:04, atualizado em 30/08/2016 às 14:11

Mais de 18 mil brasilienses têm até quarta-feira (31) para sacar abono salarial

Benefício de R$ 880 é para quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2014 e recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Os 18.930 beneficiários do abono salarial no Distrito Federal que ainda não receberam o auxílio no valor de um salário mínimo (R$ 880) têm até quarta-feira (31) para retirar o dinheiro em agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. De acordo com o Ministério do Trabalho, após essa data, os valores vão retornar para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e não será possível sacá-los.

Têm direito ao benefício trabalhadores que atendam aos seguintes requisitos: ter cadastro há cinco anos ou mais nos programas de Integração Social (PIS) ou de Formação do Patrimônio de Servidor Público (Pasep); e ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014, com média salarial de, no máximo, dois salários mínimos. Além disso, a empresa em que o cidadão trabalhou precisar ter entregue a Relação Anual de Informações Sociais à pasta federal do Trabalho.

Para saber se tem direito ao abono salarial, o cidadão pode fazer consultas no portal do benefício ou na lista organizada pelo ministério (que passa por instabilidade nos últimos dias) ou ainda por telefone. No número 158 funciona o Alô Trabalho, canal de comunicação da pasta. Os bancos também fornecem informações. No caso dos inscritos no PIS, a Caixa Econômica atende no 0800-726 02 07. Para o Pasep, o contato é o canal do Banco do Brasil, no 0800-729 00 01.

Segundo dados preliminares do Ministério do Trabalho, 394.891 pessoas do Distrito Federal têm acesso ao benefício referente ao exercício atual, sendo que mais de 18 mil ainda não retiraram a quantia. Caso tenha direito ao abono salarial, o beneficiário deve procurar o banco de acordo com o programa a que está vinculado. Se for ao PIS, deve fazer o saque em qualquer agência ou postos alternativos da Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores vinculados ao Pasep devem procurar agências do Banco do Brasil.

Nos dois casos, é possível receber o dinheiro por crédito em conta ou diretamente no caixa. Para a retirada, é preciso apresentar o número do PIS ou do Pasep e um documento de identificação.

Edição: Paula Oliveira

PIS