31/08/2016 às 18:33, atualizado em 24/05/2017 às 10:09

Cine Brasília lota com festival de curtas de escolas públicas

Em sessão nesta quarta-feira (31), alunos do sexto ao nono ano de 11 unidades de ensino assistiram a 20 filmes produzidos por colegas

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Aplausos, gritos e torcidas demonstraram o apoio de alunos de 11 escolas públicas do Distrito Federal a colegas do sexto ao nono ano que participam do 2º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. A sessão para exibir as 20 obras da etapa do ensino fundamental lotou o Cine Brasília (106/107 Sul) na manhã desta quarta-feira (31).

Em sessão nesta quarta-feira (31), alunos do sexto ao nono ano de 11 unidades de ensino assistiram a 20 filmes produzidos por colegas

Em sessão nesta quarta-feira (31), alunos do sexto ao nono ano de 11 unidades de ensino assistiram a 20 filmes produzidos por colegas. Foto: Tiago Oliveira/SEDF

Na abertura, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, falou sobre a importância de levar as crianças para conhecer cinemas, teatros e museus. “O processo de educação enriquece quando tem arte e cultura no cotidiano”, defendeu. O coordenador de Audiovisual da pasta, Sérgio Fidalgo, também esteve na exibição.

O secretário adjunto da Secretaria de Educação, Clovis Sabino, reiterou que o festival é relevante para o ensino. “Desde o princípio, na criação do roteiro, até a finalização de um filme, todas as áreas de conhecimento são envolvidas.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o professor do Centro de Ensino Fundamental 4 do Gama Raimundo Kamir, a experiência foi enriquecedora para os estudantes: “Quando a gente propôs, os meninos tiveram respostas muito criativas e positivas”. Ele coordenou os alunos na produção do curta Tem Gente Aí?

As 11 escolas participantes são de nove regiões administrativas: Brazlândia (1), Ceilândia (2), Cruzeiro (1), Gama (2), Plano Piloto (1), Recanto das Emas (1), Riacho Fundo II (1), Santa Maria (1) e Sobradinho (1).

Também pela Educação compareceram o subsecretário de Educação Básica, Daniel Crepaldi; o diretor de Mídias Educacionais, Carlos Juca Pacheco; a gerente de Mídias Educacionais, Maria do Carmo Alvarenga; e o gerente da TV Educativa, Wanderley dos Santos.

O 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas do Distrito Federal

Os 20 curtas exibidos hoje foram selecionados entre 103 filmes inscritos pelas coordenações regionais de ensino da Secretaria de Educação para o festival. O júri, composto por servidores das Secretarias de Educação e de Cultura, vai escolher os finalistas de oito categorias: melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, montagem, fotografia e abordagem do tema. Os prêmios serão entregues em 23 de setembro, no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e os vencedores entrarão na programação.

A etapa do festival para curtas-metragens de alunos de ensino médio, profissionalizante e educação de jovens e adultos (EJA) será em 14 de setembro, também com 20 filmes. Os vencedores receberão os prêmios em 26 de setembro, no Festival de Brasília.

Edição: Raquel Flores