03/09/2016 às 17:14, atualizado em 03/10/2016 às 15:44

Nove regionais de ensino definem finalistas do 1º Festival Interescolar de Música do DF em setembro

Treze bandas serão selecionadas para a disputa distrital em 1º de outubro, no Ginásio Nilson Nelson. A estimativa de público da Secretaria de Educação para esse dia é de mil pessoas

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Ao contrário do que informado anteriormente, nove regionais de ensino escolherão as bandas que vão representá-las, e não oito.

De 12 a 29 de setembro, nove regionais de ensino escolherão as bandas que vão representá-las na final do 1º Festival Interescolar de Música do Distrito Federal. Outras quatro regiões (Ceilândia, Guará, Paranoá e Planaltina) já definiram seus classificados. As 13 bandas finalistas se apresentarão em 1º de outubro, a partir das 13 horas, no Ginásio Nilson Nelson, para a final distrital do evento.

O músico Leonardo Mendes se apresenta durante a final regional do Pananoá e Itapoã

O músico Leonardo Mendes se apresenta durante a final regional do Pananoá e Itapoã. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Os conjuntos serão avaliados em quatro categorias: música, letra, interpretação e interação com público. O julgamento ficará a cargo de músicos conhecidos no cenário brasiliense.

Participam dessa etapa estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA), além de quem estudou na rede pública de ensino em 2014 e 2015. No entanto, somente quem está regularmente matriculado poderá se apresentar como vocalista ou compositor da letra e da música concorrente.

A ideia de dar oportunidade para que todos os estudantes da rede pública pudessem participar do evento surgiu no Festival Interescolar de Música de Taguatinga, no ano passado. Desde junho, 13 das 14 regionais de ensino do DF passaram a promover seletivas locais até a escolha de uma banda representante. Apenas a coordenação do Núcleo Bandeirante optou por não participar do evento.

A Secretaria de Educação estima, para o dia da final, um público de mil pessoas. De acordo com a pasta, o acesso à final distrital é restrito a alunos da rede pública de ensino, pois, se fosse aberto ao público em geral, seria necessária uma estrutura maior de segurança.

“Existe um grupo de trabalho que trata da musicalização na escola pública”, destaca Firmino Queiroz, responsável pelos shows e assessor especial da Subsecretaria de Educação Básica, da Secretaria de Educação. “É uma forma de incentivar a cultura entre os alunos.”

Segundo ele, diversos gêneros musicais foram contemplados nas fases eliminatórias. “Cada região tem sua característica e isso foi muito observado ao longo do período de qualificação”, conta Firmino.

Não haverá uma classificação das melhores bandas, pois o objetivo não é estimular a competição entre os alunos, mas desenvolver a música no currículo escolar, a integração entre os estudantes das escolas e despertar o gosto musical na comunidade.

Dessa maneira, todas serão premiadas com a gravação da música apresentada em um DVD, certificado de participação e troféu. Para promover o festival, a secretaria contou com diversos apoios. O transporte dos alunos ficou a cargo das coordenações regionais de ensino; a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Sistema Fibra) ofereceu som e iluminação; e a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer cedeu o ginásio. O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar farão a segurança na grande final.

 

Finais regionais do 1º Festival Interescolar de Música do Distrito Federal

São Sebastião
Em 12 de setembro (segunda-feira)
Às 9 horas
No Centro Olímpico e Paralímpico – Quadra 1, Bairro São Bartolomeu

 

Samambaia
Em 15 de setembro (quinta-feira)
Às 15 horas
No Centro Olímpico e Paralímpico – Quadra QS 119, Área Especial 1, Centro Urbano

 

Plano Piloto/Cruzeiro
Em 20 de setembro (terça-feira)
Às 14 horas
Na Escola Parque 307/308 Sul

 

Santa Maria
Em 23 de setembro (sexta-feira)
Às 9 horas
No Centro de Ensino Especial – Lote A, Quadra 208, comércio local*

 

Recanto dos Emas

Em 24 de setembro (sábado)
Às 15 horas
No Centro Olímpico e Paralímpico – Avenida Ponte Alta, Quadra 604, Área Especial

 

Brazlândia

Em 24 de setembro (sábado)
Às 9 horas
No Polo de Arte e Cultura – Setor Veredas, Quadra 3

 

Taguatinga

Em 24 de setembro (sábado)
Às 14 horas
No Pavilhão do Taguaparque

 

Gama

Em 28 de setembro (quarta-feira)
Às 14 horas
No Auditório do Centro de Ensino Médio 1 – Entrequadra 18/21, Área Especial, Setor Leste*

 

Sobradinho

Em 29 de setembro (quinta-feira)
Às 14 horas
No Centro Educacional 3 – Quadra 5, Área Especial 5

*Local e horário podem ser alterados

 

Edição: Gisela Sekeff