30/09/2016 às 17:28, atualizado em 24/05/2017 às 08:56

Aberta seleção de atrações para a 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Inscrições vão até 10 de outubro. Interessados precisam entregar documentação pessoalmente

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Escritores e artistas podem se inscrever até 10 de outubro para participar da 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Neste ano, o evento será no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, de 21 a 30 de outubro. As informações da seleção de atrações artísticas estão no edital de chamamento público nº 6, de 2016, da Secretaria de Cultura, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (30).

São 12 vagas para escritores locais; 16 para grupos ou artistas de Brasília para apresentações artísticas — 8 para contar histórias infantis e 8 para narrativas destinadas ao público jovem; 10 vagas para companhias teatrais de Brasília, sendo 5 com espetáculos para o público infantil e outros 5 para o jovem; e 3 vagas para grupos ou artistas musicais.

Os dias e os horários das apresentações serão definidos pela secretaria, com a coordenação do evento. Os cachês variam e estão detalhados no edital. Serão gastos R$ 180 mil para a ação, vindos de emenda parlamentar.

“Tivemos o circuito de feiras literárias, a feira do livro e, agora, vamos apoiar a bienal, fora os projetos do FAC [Fundo de Apoio à Cultura] voltados ao livro, à leitura e à literatura”, destaca a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural da Secretaria de Cultura, Mariana Soares.

Como participar da 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e a proposta de trabalho, disponíveis no site da Secretaria de Cultura, e entregar a documentação no protocolo da pasta (SCN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro), aos cuidados da comissão provisória de avaliação, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

De acordo com o edital, os escritores, que precisam ter ao menos um título publicado, vão ministrar ou mediar debates ou palestras em seminários durante o evento. Os grupos para contar histórias farão cinco apresentações cada um, de uma hora. As companhias teatrais farão quatro apresentações cada uma, de no máximo uma hora.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os artistas musicais terão apresentação de, no máximo, 1 hora e 30 minutos. Serão selecionados aqueles que tenham como gêneros musicais cultura popular, música popular brasileira ou música instrumental. Na proposta de apresentação deve constar qual é a relação do trabalho com literatura, livro ou leitura. Exige-se ter ao menos um CD, DVD ou LP gravado.

As propostas serão avaliadas e selecionadas por comissão composta por servidores da Secretaria de Cultura e representantes da sociedade civil. O resultado final da seleção será publicado em 18 de outubro no Diário Oficial do DF e na página da Cultura na internet.

Seleção de atrações para a 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

De 30 de setembro a 10 de outubro

Acesse ficha de inscrição e formulário para proposta no site da Secretaria de Cultura. Leia o edital.

Informações por e-mail (spdc@cultura.df.gov.br), pelo telefone (61) 3325-3144 ou pessoalmente, na Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural da Secretaria de Cultura (SCN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro), das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

Edição: Paula Oliveira