19/10/2016 às 14:10, atualizado em 28/09/2017 às 15:56

Centro de Transparência da Microsoft é inaugurado em Brasília

Quarta do mundo, unidade atenderá governos de países da América Latina e do Caribe. Cerimônia na manhã desta quarta-feira (19) contou com a participação do presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Brasília conta a partir de hoje com o quarto Centro de Transparência da Microsoft do mundo. Inaugurada na manhã de hoje (19), a unidade abrigará especialistas em segurança cibernética da empresa, que vão colaborar gratuitamente com informações sobre a origem de ataques virtuais, para que as autoridades possam atuar. Instalado no Guará, próximo ao Park Shopping, o centro atenderá governos de países da América Latina e do Caribe.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, agradeceu à Microsoft por escolher a capital federal e disse que a novidade ampliará as possibilidades de parcerias.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, agradeceu à Microsoft por escolher a capital federal e disse que a novidade ampliará as possibilidades de parcerias. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, agradeceu à Microsoft por escolher a capital federal e disse que a novidade ampliará as possibilidades de parcerias. “Um centro como esse na cidade contribui para um ambiente de empreendedorismo e de inovação e fortalece a ideia de implantação do parque tecnológico e essa vocação de Brasília de ter um modelo de desenvolvimento em que se possa agregar muito conhecimento nas suas diversas matrizes”, ressaltou Rollemberg, que também destacou os investimentos da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF em startups.

Na cerimônia, por meio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o governo federal assinou protocolo de intenções para aderir ao Programa de Segurança de Governo da Microsoft. “A parceria dos governos com a Microsoft e outras empresas nessa área são decisivas para que, dentro de um limite global, ao melhorar a eficiência, a produtividade, o Brasil possa atender melhor os brasileiros”, disse o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia.

De acordo com a Microsoft, cerca de 40 países — incluindo o Brasil — e organizações internacionais participam do programa, do qual o Centro de Transparência é uma extensão. “Governos do mundo inteiro hoje estão sob pressão crescente para proteger de ameaças virtuais cada vez mais crescentes suas infraestruturas de TI [tecnologia da informação], suas informações e principalmente seus cidadãos”, ressaltou a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia.

Os outros três Centros de Transparência da Microsoft ficam na sede da empresa em Redmond, Washington, nos Estados Unidos; em Bruxelas, na Bélgica; e em Singapura. Fundada em 1989, a Microsoft Brasil é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, empresa especializada em software, serviços e soluções de TI criada em 1975.

Também participaram da solenidade o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do DF, Marcelo Aguiar.

Edição: Raquel Flores