22/10/2016 às 19:07, atualizado em 26/10/2016 às 09:59

Governo doa 2 mil telhas a famílias desabrigadas em Samambaia

Rodrigo Rollemberg participou de mutirão para ajudar moradores da região administrativa

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Para ajudar as famílias que tiveram casas danificadas pelo temporal na madrugada de quinta-feira (20) em Samambaia, o governo de Brasília articulou doações à população vulnerável.

Rodrigo Rollemberg participou de mutirão para ajudar moradores da região administrativa.

Rodrigo Rollemberg participou de mutirão para ajudar moradores da região administrativa. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Até este sábado (22), foram entregues 2 mil telhas para a reconstrução das moradias, e 87 famílias tiveram atendimento.  A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil calcula que 1 mil residências foram atingidas por chuvas e ventos fortes.

Parte do material era de estoque do governo, mas a população tem recebido doações de entidades como a Cruz Vermelha, que contribuiu com 5 mil telhas, e também da iniciativa privada. Na manhã deste sábado (22), dois empresários doaram mais de 7 toneladas de cimento para ajudar a recuperar as edificações. Além das casas, 22 escolas sofreram algum dano causado pela tempestade. Delas, nove tiveram estruturas abaladas.

[Numeralha titulo_grande=”2 mil” texto=”telhas doadas pelo governo às famílias atingidas pela chuva em Samambaia” esquerda_direita_centro=””]

Os materiais arrecadados também são usados para reestruturar as instituições de ensino. A expectativa – caso não haja novos agravamentos com chuvas – é que as aulas retornem na segunda-feira (24), exceto na Escola Classe 425 e no Caic Ayrton Senna, que ainda não há previsão de reabertura.

governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, tem apostado na integração das forças para reorganizar o trabalho em Samambaia. “Nós vamos junto com a Defesa Civil, junto com a Secretaria das Cidades, junto com a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil] e com diversos órgãos do governo verificar como está exatamente a distribuição dessas telhas para que a gente possa fazer com que as famílias, no menor tempo possível, possam cobrir as suas casas e voltar à normalidade.”

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria das Cidades e conta com o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; da Polícia Militar; da Companhia Energética de Brasília (CEB); da Novacap; do Serviço de Limpeza Urbana;Administração Regional de Samambaia; além das Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Segurança Pública e da Paz Social.

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria das Cidades.

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria das Cidades. Foto:Toninho Tavares/Agência Brasília

Novacap e o SLU cuidam das podas de árvores e de retiradas de entulho resultados da tempestade. A CEB informou que as redes de energia foram restauradas. As ações ainda contaram com o trabalho de internos do sistema penitenciário, que ajudaram na pintura e limpeza de imóveis destruídos pela tempestade.

Pessoas em vulnerabilidade são prioridades

Maria de Jesus, de 103 anos, foi uma dos moradores que tiveram parte da casa atingida. Ela mora com a filha e com os netos em Samambaia há quatro anos. A chuva destruiu móveis e parte da telha da residência. Desde o dia da tragédia, a família tem recebido apoio do governo. Para ela, foram destinados colchões, telhas e ajuda de custo no valor de R$ 408.

governador Rodrigo Rollemberg andou pelas Quadras 419, 511, 315, 115 e 425, que foram as danificadas. Na 425, um abrigo para mães em situação de vulnerabilidade também foi destruído. A Comunidade Santos Inocentes abrigava sete mulheres com os filhos. Após a destruição do imóvel, elas foram deslocadas para uma creche. O local também é um dos beneficiados por doações.

Com a tempestade, um homem de 32 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas

Mutirão em Samambaia presta assistência à população

Na manhã deste sábado, a Secretaria de Justiça e Cidadania organizou um mutirão para prestar serviços à população, como atendimento médicos e orientação jurídica, e proporcionar momento de lazer e cultura à região administrativa. O Mutirão da Cidadania havia sido pensado para comemorar o aniversário de 27 anos da região administrativa, mas com a tragédia o evento teve mudanças.

Mutirão em Samambaia presta assistência à população.

Mutirão em Samambaia presta assistência à população. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

“A gente tentou priorizar ações de apoio imediato para que quem foi atingido possa abrir uma série de chamados em relação à rede de água, à Defesa Civil. Então, vão poder fazer os relatos e os suportes do que aconteceu na casa deles e assim articular com os órgãos competentes”, afirmou o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima.

O mutirão teve início às 9 horas e foi até às 17 horas. Cerca de 300 servidores trabalharam para dar o suporte à população.

Camila Gomes, de 19 anos, levou os dois filhos, de 1 e 2 anos para fazer exames médicos e participar das atividades lúdicas programadas para o dia, como teatro de fantoches. “Queria fazer consulta de rotina, porque nessa idade sempre tem que ficar de olho”, disse.

Doações para a população de Samambaia

Cestas básicas

Paróquia Nossa Senhora das Graças

QS 431, Conjunto B

Material de construção

Parque de Serviços da Administração Regional

QS 119/12

Edição: Saulo Araújo