28/10/2016 às 09:37, atualizado em 31/10/2016 às 09:30

Poda de árvores pode ser requisitada à Novacap e em ouvidorias do governo

Em caso de proximidade da planta com a rede de energia, a CEB é a única que pode intervir e deve ser acionada no número 116

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Moradores que identifiquem locais que precisem de poda de árvores devem acionar os órgãos adequados do governo de Brasília. No DF, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a responsável por analisar a situação e fazer a intervenção necessária nos espaços públicos.

Poda de árvores pode ser requisitada à Novacap e em ouvidorias do governo

Poda de árvores pode ser requisitada à Novacap e em ouvidorias do governo. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O serviço pode ser requisitado à companhia por e-mail e nas ouvidorias do Executivo local (no número 162) e das administrações regionais.

Em área particular, a companhia também deve ser procurada para emitir laudo e autorização. Mas nesse caso, não executará o serviço, que é de responsabilidade do proprietário. No ano passado, a Novacap somou 36.131 podas de árvores. Neste ano, já são 41.452 intervenções.

Em lugares nos quais as árvores estejam próximas ou em contato com a rede de energia, apenas a Companhia Energética de Brasília (CEB) poderá atuar. A empresa pode ser contatada no telefone 116 e dá prazo médio de 30 dias para atendimento, por causa da alta demanda.

[Numeralha titulo_grande=”127″ texto=”Interrupções na rede elétrica por mês, relacionadas a quedas de galhos de árvores e outras interferências de plantas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A CEB atende tanto chamados para áreas públicas quanto particulares. Mas destaca que onde a rede for particular haverá cobrança pelo serviço. Além de oferecer mais segurança para a população, a poda das árvores também é importante para a estabilidade no fornecimento de energia elétrica na cidade.

Neste ano, a média de interrupções relacionadas a queda de galhos e outras interferências de plantas é de 127 por mês, segundo a companhia.

As administrações regionais também recebem pedidos da população. As que possuem maquinário fazem diretamente o serviço em parceria com a Novacap. As equipes de cada região atuam ainda com podas menores, que exigem menos equipamentos. Quando não é possível atender às solicitações, elas são encaminhadas para a companhia.

O material vegetal recolhido — tanto das podas quanto de quedas de galhos — é levado para o Viveiro II da Novacap, que fica no Setor de Oficinas Norte, próximo ao Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), e depois leiloado.

Onde fazer pedido de podas de árvores

Na Novacap
E-mail: novacap@novacap.df.gov.br

 

Na ouvidoria do governo de Brasília
Telefone: 162

 

Nas ouvidorias das administrações regionais

Mais informações no site do governo de Brasília

Edição: Vannildo Mendes