08/11/2016 às 18:02

Secretaria de Saúde passa por mudanças para aprimorar gestão

Criação de duas secretarias adjuntas vai aumentar o controle sobre processos de contratação e acompanhamento de despesas

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Uma mudança na estrutura administrativa da Secretaria de Saúde foi feita nesta terça-feira (8). Por meio de decreto do governador Rodrigo Rollemberg publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de hoje, duas secretarias adjuntas foram criadas, uma de Assistência à Saúde e outra de Gestão em Saúde. A intenção é tornar mais eficaz a gestão.

Com a medida, segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, espera-se aumentar o controle sobre processos como contratação de serviços, compras de medicamentos e acompanhamento de despesas. De acordo com Fonseca, nas próximas semanas, por meio de portaria, serão criadas diretorias e gerências para organizar ainda mais o serviço das duas novas estruturas.

Uma área será específica para logística, que ficará responsável por compra e distribuição de insumos, por exemplo, e outra para infraestrutura, encarregada de questões relacionadas a obras. “Antes, a mesma subsecretaria [antiga Subsecretaria de Logística e Infraestrutura] que cuidava da compra de medicamentos era responsável pelas reformas de prédios da secretaria”, explica o secretário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Também haverá gerências para gestão de pessoal, com foco em saúde do trabalho, voluntariado e escalas e horas extras dos servidores, e uma diretoria para contratos.

Não houve aumento para montar as novas áreas da secretaria, que ficarão prontas em até 15 dias. Os servidores são da própria pasta ou de outros órgãos do governo de Brasília, especialmente da Governadoria.

Edição: Marina Mercante