11/11/2016 às 10:52, atualizado em 23/12/2016 às 09:47

Reforço na limpeza de bocas de lobo atingirá todas as regiões do DF

Empresas contratadas pela Novacap iniciarão os serviços na segunda-feira (14)

Por Da Agência Brasília, com informações da Novacap

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ganhará reforço a partir desta segunda-feira (14) na limpeza e na desobstrução das redes de drenagem pluvial. Serão seis empresas divididas em oito lotes para atender todas as regiões administrativas do DF.

No primeiro momento, o trabalho vai se concentrar nas áreas com necessidades mais urgentes, eleitas com base em pedidos encaminhados pelas administrações regionais ou pela ouvidoria do governo de Brasília.

“Algumas regiões terão mais demandas e outras menos, mas a orientação para as empresas é que se mobilizem com mais de uma frente de trabalho para atender todas elas simultaneamente”, destaca o presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

[Numeralha titulo_grande=”170 mil” texto=”Quantidade de bocas de lobo espalhadas por Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atualmente, a companhia estatal conta com três equipes próprias para a manutenção da rede de drenagem pluvial em todo o DF. “Adquirimos mais quatro caminhões desobstruidores que também vão reforçar a manutenção do serviço.” A previsão, segundo Menegotto, é que os equipamentos iniciem os trabalhos até o fim de novembro, com a formação de mais equipes.

No DF, existem aproximadamente 170 mil bocas de lobo, de onde cada equipe retira de 1 a 2 toneladas de lixo por dia.

Desconto na contratação de empresas terceirizadas

A licitação foi iniciada no primeiro semestre deste ano e se encerrou em outubro, com a divulgação das empresas vencedoras. Os descontos oferecidos em relação aos valores iniciais foram, em média, 35% abaixo do estimado.

Uma novidade inserida na licitação em relação ao contrato anterior é a prerrogativa de que as empresas podem ser acionadas para fazer pequenas construções e ligações de ramais nas redes de drenagem pluvial. “Isso quer dizer que, se uma rua precisar de uma boca de lobo ou de um novo ramal de 60 a 80 metros para ter melhor escoamento da água, as empresas farão o serviço. No contrato anterior, isso não era possível”, destaca o presidente da Novacap.