14/11/2016 às 16:35, atualizado em 07/12/2016 às 13:46

Empresas contratadas reforçam limpeza de bocas de lobo

Trabalho começou nesta segunda-feira (14) e atenderá todas as regiões administrativas do Distrito Federal

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Essencial em períodos de chuva, o trabalho de limpeza e desobstrução das bocas de lobo do Distrito Federal passou a contar com o reforço de seis empresas desde a manhã desta segunda-feira (14).

Manutenção dos bueiros ganhou reforço de seis empresas.

Manutenção dos bueiros ganhou reforço de seis empresas. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Em um primeiro momento, a atuação se concentrará nas áreas mais críticas apontadas pelas administrações regionais. O mapeamento levou em conta também as solicitações feitas à Ouvidoria do governo de Brasília, por meio do telefone 162.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) dividiu o Distrito Federal em oito lotes, distribuídos entre as seis empresas. A previsão é ter uma equipe por região administrativa. Atualmente, a estatal conta com três equipes próprias para manutenção da rede de drenagem pluvial de todo o DF.

[Numeralha titulo_grande=”2 toneladas” texto=”Quantidade de lixo que cada uma das três equipes da Novacap retira, por dia, de 170 mil bocas de lobo no DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nos próximos dias, quatro caminhões desobstruidores, comprados recentemente, entrarão nas ações de limpeza e manutenção das estruturas de escoamento das águas da chuva.

A Novacap estima que cada uma das três equipes retira, por dia, até 2 toneladas de lixo acumulado em cerca de 170 mil bocas de lobos existentes em todas as regiões administrativas.

Com desconto, contratos ficaram 35% abaixo do valor estimado

A licitação começou no primeiro semestre deste ano e terminou no final de outubro com a divulgação das empresas vencedoras. Com os descontos oferecidos, os valores ficaram, em média, 35% abaixo da estimativa inicial.

O contrato anual com as empresas ficou em R$ 10,4 milhões, podendo ser renovado por até cinco anos. “O diferencial neste modelo é que, de acordo com cláusula contratual, as prestadoras de serviço também podem ser acionadas para realizar pequenas construções e ligações de ramais nas redes de drenagem pluvial”, destaca o presidente da companhia, Júlio Menegotto.

A limpeza e a desobstrução iniciadas hoje prosseguirão durante o período de estiagem. “A manutenção do trabalho é fundamental para não chegarmos ao próximo período de chuvas com grandes quantidades de entulhos na rede”, explicou Menegotto.

Edição: Vannildo Mendes