18/11/2016 às 17:23, atualizado em 17/11/2017 às 15:23

Cidades Limpas revitaliza áreas verdes e ruas do Gama

Foram duas semanas de força-tarefa, com poda de árvores, renovação de jardins, fechamento de buracos nas pistas e retirada de lixo, entre outras atividades

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Foram duas semanas de força-tarefa, com poda de árvores, renovação de jardins, fechamento de buracos nas pistas e retirada de lixo, entre outras atividades.

Por meio do programa Cidades Limpas, o Gama recebeu duas semanas de força-tarefa, com poda de árvores, renovação de jardins, fechamento de buracos nas pistas e retirada de lixo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Após duas semanas de ações do programa Cidades Limpas, o Gama já apresenta um aspecto renovado. Desde 7 de novembro, a localidade recebe uma força-tarefa para revitalizar áreas verdes, ruas e demais espaços públicos. Cerca de 130 servidores da administração pública e de empresas terceirizadas podaram árvores, taparam buracos, cortaram o mato alto e melhoraram, de maneira geral, o aspecto da região.

O trabalho termina hoje, e, até o início da tarde, mais de 2,2 mil toneladas de entulhos e 1,2 mil toneladas de lixo verde foram recolhidas e 1,3 mil metros quadrados de área, capinados. Além disso, 30 mil toneladas de massa asfáltica foram empregadas no fechamento de buracos nas pistas, 349 árvores, podadas, e 140 metros de rede pública de água pluvial, desobstruídos. “Foram duas semanas de um esforço concentrado para atender às demandas da população, deixando a cidade mais organizada e agradável”, ressalta o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

No combate a focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, a Vigilância Ambiental inspecionou 1.355 domicílios. Já com o intuito de melhorar a iluminação pública, 82 lâmpadas queimadas foram substituídas. “Nossa ideia agora é manter”, destaca a administradora regional do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães. “Tivemos a honra de ser a primeira cidade a receber essa iniciativa, então vamos seguir cuidando”, garante.

Plantio de mudas no Centro de Ensino Fundamental 4

No lançamento, o Cidades Limpas começou com a retirada de galhos e de lixo na área verde atrás do Centro de Ensino Fundamental 4. Nesta manhã (18), com a ajuda da comunidade e de estudantes da unidade, a escola recebeu um plantio de mudas. “Esse lugar tinha muito mato, e já vi muitos casos de venda de drogas e de assaltos por aqui”, conta o pedreiro Welinton Rodrigues, de 35 anos. O morador doou um pé de aroeira e ajudou a plantar.

De acordo com a Secretaria das Cidades, responsável pelo programa, a parceria com os órgãos se estenderá a outras regiões. O cronograma deverá ser divulgado nos próximos dias.

Participam também a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e a equipe do programa Mãos Dadas, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Números da ação do Cidades Limpas no Gama*

2,2 mil toneladas: entulhos retirados

1,2 mil toneladas: lixo verde recolhido

1,3 mil metros quadrados: área capinada

30 mil toneladas: massa asfáltica usada para fechar buracos nas vias

349: árvores podadas

140 metros: rede pública de água pluvial desobstruída

1.355: domicílios inspecionados pela Vigilância Ambiental

82: lâmpadas queimadas substituídas

* De 7 de novembro ao início da tarde desta sexta-feira (18)

Edição: Marina Mercante