22/11/2016 às 10:36, atualizado em 07/12/2016 às 12:00

Polícia Civil nomeia 73 profissionais para reforçar investigação criminal

Aprovados em concurso para os cargos de perito, papiloscopista e delegado devem tomar posse em até 30 dias após publicação no Diário Oficial do DF

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Um reforço de 73 profissionais será integrado à Polícia Civil do Distrito Federal. A nomeação dos novos servidores foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Distrito FederalSão 27 delegados, 40 papiloscopistas e seis peritos médicos-legistas aprovados no concurso de 2014. O prazo para a posse é de até 30 dias. Depois disso, os convocados têm até 15 dias para entrar em exercício.

[Olho texto=”“As nomeações nos permitirão avançar em investigações criminais, na instauração de inquéritos e no combate a crimes contra a vida”” assinatura=”Márcia de Alencar, secretária da Segurança Pública e da Paz Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, esses profissionais fortalecerão as estratégias do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, que tem entre os objetivos a redução de homicídios e o combate aos crimes contra o patrimônio.

Para o governo de Brasília, segundo a secretária, é fundamental adotar ações integradas de erradicação da violência. “As nomeações nos permitirão avançar em investigações criminais, na instauração de inquéritos e no combate a crimes contra a vida”, ressalta.

A medida atende a uma demanda importante da categoria. Os nomeados ocuparão postos abertos por motivos de vacância, morte ou aposentadoria de servidores.

No início de novembro, o Executivo local concedeu progressão funcional aos servidores da Polícia Civil, outro pleito do setor. A ascensão na carreira se aplica a 435 servidores. Eles preencheram requisitos como cumprimento de tempo mínimo de trabalho ininterrupto no cargo, ausência de punições e aprovação em curso de aperfeiçoamento na Academia de Polícia Civil do DF.

A medida, que ocorre duas vezes por ano — março e novembro —, tem previsão legal e orçamentária.

Edição: Vannildo Mendes