06/12/2016 às 18:54, atualizado em 07/12/2016 às 15:53

Quinzena do Doador socorre estoque de sangue no período de recesso

Desde 29 de novembro até 13 de dezembro, doadores com tipo sanguíneo O – maior parte da população – recebem senha preferencial no atendimento do Hemocentro

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Nos sábados 24 e 31 de dezembro, o Hemocentro permanecerá fechado, ao contrário do informado anteriormente.

Devido ao recesso de Natal e Ano Novo, o número de doações de sangue em janeiro e dezembro diminui. Apesar disso, a demanda aumenta porque ocorrem mais acidentes de trânsito. Para abastecer os estoques durante o período, a campanha Quinzena do Doador, iniciada em 29 de novembro, se estenderá até 13 de dezembro.

As contribuições são todas bem vindas, mas algumas são mais urgentes. Nesses 15 dias, todos os voluntários com sangue tipo O positivo ou negativo, por exemplo, recebem senha preferencial para o atendimento no processo de doação.

A Fundação Hemocentro de Brasília está com baixo estoque dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Por isso, a instituição convida a população a doar sangue.

A Fundação Hemocentro de Brasília realiza a Quinzena do Doador de 29 de novembro até 13 de dezembro. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília – 13.1.2016

Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília, todos os tipos sanguíneos são importantes, mas a maior parcela da população corresponde à tipagem O. O sangue com fator Rh negativo também é mais requisitado pois apresenta menor riscos de não aceitação nas transfusões.

Em alguns casos de emergência, em que não há tempo para fazer a testagem do paciente, ele recebe sangue O negativo porque o tipo é o que apresenta menor índice de recusas.

[Numeralha titulo_grande=”902″ texto=”Total de voluntários a menos em 2016, no Hemocentro, na semana do doador de sangue” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro, João Rogério, diz que o sangue doado pode ser estocado por até 40 dias. As doações a mais acumuladas na quinzena podem ser usadas para abastecer o banco durante dezembro inteiro e metade de janeiro. Assim, o estoque obtido nesse período deve ser suficiente até fevereiro.

Semana do doador de 2016 teve menos voluntários

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro. Para acompanhar a data, é organizada a cada ano uma semana alusiva ao tema. Nela, atrações e atividades são feitas no Hemocentro para valorizar os colaboradores e aumentar os estoques de dezembro e janeiro.

Na edição de 2016, todavia, houve diminuição no número de bolsas de sangue doadas. Este ano, compareceram ao Hemocentro 1.682 colaboradores, contra 2.584 que se voluntariaram em 2015. O número de doações efetivadas também diminuiu, com 1,25 mil em 2016 e 1.899 na mesma semana do ano anterior.

Doações no período de recesso

O horário de funcionamento do Hemocentro é das 7 às 18 horas, de segunda a sábado. Nos sábados 24 e 31 de dezembro, no entanto, a fundação ficará fechada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A pessoa interessada em doar deve estar bem alimentada, sem ter comido alimentos gordurosos ou com derivados de leite. Além disso, deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar bem de saúde, não tomar medicamentos e nem ter praticado atividades físicas nas 12 horas antes da doação.

Como o fluxo de candidatos é menor durante a tarde, o gerente sugere que as doações sejam feitas preferencialmente nesse período. Outra sugestão é que o doador agende um horário, o que gera uma senha preferencial e faz como que ele seja atendido mais rápido. A reserva pode ser feita pela central 160, opção 2.

Quinzena do Doador

De 29 de novembro até 13 de dezembro

Doações vão das 7 às 18 horas

Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3

Edição: Vannildo Mendes