12/12/2016 às 11:51, atualizado em 12/12/2016 às 18:06

Paranoá é terceira região a receber o Cidades Limpas

Ações de limpeza e conservação ocorrem até sexta-feira (16) na área urbana e rural. Mutirão serve também para conscientizar à população sobre o correto descarte de lixo

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Depois de passar pelo Gama e pelo Itapoã, o programa Cidades Limpas começou no Paranoá na manhã desta segunda-feira (12). Até sexta-feira (16), serviços de limpeza e de conservação serão reforçados na região. Durante toda a semana, haverá uma força-tarefa para melhoria do ambiente urbano.

Presente à abertura dos trabalhos, o governador de Rodrigo Rollemberg enfatizou que o mutirão vai além da limpeza e conservação. “Serve também para conscientizar à população sobre o correto descarte do lixo e, consequentemente, o combate ao Aedes aegypt

O governador Rollemberg enfatizou que o mutirão vai além da limpeza e conservação. “Serve também para conscientizar à população sobre o correto descarte do lixo e, consequentemente, o combate ao Aedes aegypti“. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Presente à abertura dos trabalhos, o governador Rodrigo Rollemberg enfatizou que o mutirão vai além da limpeza e conservação. “Serve também para conscientizar à população sobre o correto descarte do lixo e, consequentemente, o combate ao Aedes aegypti”, ressaltou o chefe do Executivo.

De acordo com Manoel Alexandre, subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operação, da Secretaria das Cidades, o Paranoá tem uma área extensa, mas, ainda assim, os serviços chegarão a pontos críticos.

A pasta fez reuniões com as lideranças comunitárias para mostrar a necessidade de a comunidade se encarregar da manutenção dos equipamentos e serviços urbanos. “A administração regional e os órgãos de conservação também seguem fazendo seus trabalhos cotidianos nas cidades ao fim da operação”, garante.

[Olho texto='”(O mutirão) serve também para conscientizar a população sobre o correto descarte do lixo e, consequentemente, o combate ao Aedes aegypti”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No cronograma de atividades estão previstas ações como troca de lâmpadas queimadas, revitalização de faixas de pedestres, recolhimento de entulho, desobstrução de bocas de lobo, poda de árvores e serviço de tapa-buracos. Ao todo, a ação no Paranoá envolverá cerca de 170 trabalhadores.

De acordo com Francisco Gomes de Figueiredo, de 59 anos, morador do Paranoá desde a década de 70, essas ações influenciam diretamente na questão da saúde pública. “Menos lixo significa menos mosquitos, ratos e escorpiões. Bichos responsáveis por uma infinidade de doenças”, destaca.

De acordo com Francisco Gomes de Figueiredo, de 59 anos, morador do Paranoá desde a década de 70, essas ações influenciam diretamente na questão da saúde pública.

De acordo com Francisco Gomes de Figueiredo essas ações influenciam diretamente na questão da saúde pública. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Antes mesmo da chegada do Cidades Limpas, na semana passada, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) já fez podas e tapamento de buracos.

Além da Secretaria das Cidades, da Administração Regional do Paranoá e da Novacap, participam da ação a Agência de Fiscalização (Agefis), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Departamento de Trânsito do DF (Detran), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Edição: Vannildo Mendes