14/12/2016 às 17:06, atualizado em 17/07/2017 às 16:21

Guará é a próxima região a receber teste de fumaça da Caesb

O objetivo é encontrar irregularidades nas instalações sanitárias dos imóveis e na rede coletora de esgotos

Por Da Agência Brasília, com informações da Caesb

O Guará será a próxima região administrativa a receber o teste de fumaça da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O objetivo da medida é pesquisar irregularidades, não só nas instalações sanitárias dos imóveis como em toda a malha coletora de esgotos.

No Guará, conforme levantamento da companhia, tem ocorrido extravasamento frequente nos poços de visita da rede pública de esgoto. Trata-se de uma ação de prevenção e regularização. O teste será nesta quinta-feira (15), na QE 42, Conjuntos A, B e C (Guará II).

Fumaça introduzida na rede é inodora e atóxica

O teste de inspeção consiste em introduzir fumaça inodora e atóxica, por meio de insufladores, nos poços de visita da rede. A medida permite à Caesb identificar esgotamentos interligados à drenagem pluvial, lançamentos irregulares no esgoto e a localização de possíveis danos ao sistema.

Durante a operação, há possibilidade de a fumaça sair pelos ralos, calhas ou pias das casas. Caso isso ocorra, o usuário do imóvel deve acionar o técnico da Caesb, que estará na área devidamente uniformizado e identificado.

A Caesb tem cadastrados 135 imóveis no local onde o serviço será feito. A ação terá início às 8 horas, com término previsto para as 14 horas.