02/01/2017 às 08:19, atualizado em 02/01/2017 às 09:01

Ações do Portal do Voluntariado beneficiaram mais de 660 mil pessoas

Lançado em junho de 2016, site do governo tem mais de 105 mil oportunidades para quem oferece trabalho não remunerado

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Trabalhar em um show de rock internacional, contar histórias para pacientes de hospitais, plantar mudas de espécies do Cerrado ou hospedar um estudante estrangeiro. A lista de opções é extensa para quem deseja ser voluntário em Brasília. Para facilitar a interação entre esse grupo de pessoas e quem precisa de ajuda, o governo criou o Portal do Voluntariado, ferramenta on-line que cruza informações.

Voluntários podem se inscrever no site do Portal do Voluntariado

Interessados devem se cadastrar no site do Portal do Voluntariado, que tem 108 projetos

Desde o lançamento, em 21 de junho de 2016, a rede já reuniu 6.816 voluntários, em 108 projetos e 105.875 oportunidades. A estimativa é que 667 mil pessoas tenham sido beneficiadas com as ações e que as atividades cheguem a 239.694 horas de trabalho voluntário no DF. Entre os 32 eixos de ação, os cinco mais procurados são: educação, recreação e lazer, meio ambiente, cultura e saúde.

O portal faz parte do Brasília Cidadã, programa que busca fomentar a integração de políticas públicas, mecanismos de participação e controle social. As atividades seguem as diretrizes da carta de compromisso lançada pelo governo para fortalecer a cidadania local.

O 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã, ocorreu no começo do mês de dezembro do ano passado.

O 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã ocorreu no começo de dezembro de 2016. Foto: Andre Borges/Agência Brasília – 6.12.2016

O documento foi apresentado no 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação. Entre os objetivos está o de “fortalecer as instâncias e os canais de participação e controle social e a conexão entre cidadãos, comunidades, movimentos,  organizações da sociedade civil, do governo e da iniciativa privada em redes inclusivas e colaborativas”.

Como se inscrever no Portal do Voluntariado

O site combina as informações e indica os perfis parecidos para colocar as partes interessadas em contato. Para fazer parte da rede, é necessário se cadastrar. Ao clicar no botão Seja Voluntário (a), na página inicial, o internauta é redirecionado para um formulário, que pede informações pessoais, como nome completo, endereço, e-mail, telefone para contato, CPF e nível de escolaridade.

O candidato deve informar também a disponibilidade de dias da semana e de turnos para os trabalhos e tem a opção de indicar idiomas que domina. Por fim, precisa selecionar o público a quem prefere dar assistência. Nessa etapa é possível marcar várias opções.

Representantes de órgãos ou entidades que queiram oferecer oportunidades de voluntariado devem clicar o botão Cadastre o órgão/entidade. Nesse caso, pedem-se informações como razão social, CNPJ e endereço do site. É possível também cadastrar campanhas de doações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pelo governo de Brasília, integram a lista de proponentes de ações voluntárias a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), o Banco de Brasília (BRB), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), a Controladoria-Geral do DF, o Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa) e o Jardim Botânico de Brasília.

Também podem ser encontradas no portal ações das Secretarias de Educação; de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; de Saúde; da Segurança Pública e da Paz Social; do Esporte, Turismo e Lazer; do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; da Casa Civil; e das Administrações Regionais da Candangolândia, do Cruzeiro, do Gama, do Lago Sul, do Park Way, do Plano Piloto e de Sobradinho.

Números do Portal do Voluntariado

(De junho a dezembro de 2016)

Eixos de ação 32
Cadastros 6.817
Projetos 108
Oportunidades 105.875
Pessoas beneficiadas com as ações 667.106
Horas de trabalho voluntário no DF 239.706

Decreto de lançamento e portal do Brasília Cidadã

Para agregar mais informações sobre os movimentos do Executivo sob a temática da cidadania e do voluntariado, equipes trabalham na construção do portal do Brasília Cidadã, que deve ser lançado no início deste ano. “O programa é amplo e abrange muitas vertentes do governo em que há controle e participação social”, defende Rodrigo Dias, coordenador de Articulação com o Terceiro Setor, da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais — a pasta é responsável pelo site, em parceria com a Comunicação Institucional e Interação Social da Governadoria.

O portal reunirá dados sobre conselhos, conferências, consultas públicas, ouvidoria. A inauguração será depois do lançamento do decreto que instituirá o Brasília Cidadã. A previsão é que o documento seja divulgado em janeiro.

Mais informações sobre o Portal do Voluntariado
Telefone: (61) 3312-9943
Atendimento das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira
E-mail: portaldovoluntariado@df.gov.br

Edição: Raquel Flores