02/01/2017 às 14:43

#BoraVencer Profissionalizante abre inscrições para novos cursos

São mil vagas distribuídas entre polos de Ceilândia, da Estrutural e do Setor Comercial Sul. Podem participar jovens de todo o DF

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

O programa #BoraVencer está com inscrições abertas, até 13 de janeiro, para cursos da modalidade profissionalizante. São mil vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno em três polos: Ceilândia, Estrutural e Setor Comercial Sul. Podem participar jovens de 15 a 29 anos de todo o DF.

Na Estrutural, são 200 vagas para os cursos de assistente administrativo; artesanato de acessórios; maquiagem e designer de sobrancelhas; mecânica; robótica; e técnico e manutenção de equipamentos de informática. As aulas ocorrerão no Centro de Juventude (Área Especial nº 8, Praça Central).

[Olho texto=”Podem participar jovens de 15 a 29 anos de todo o DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em Ceilândia, os estudantes poderão se inscrever para 400 oportunidades nos cursos de atendente de consultório médico e dentário; assistente administrativo; maquiagem e designer de sobrancelhas; programador de aplicativos Android; mecânico de automóveis; robótica; e webdesigner. O centro de juventude da localidade fica na QNN 13, Área Especial, Módulo B.

No Plano Piloto, são 400 vagas para todos os cursos oferecidos nas outras duas regiões administrativas. Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, será possível se inscrever para duas opções de curso. “Se não tiver vaga suficiente na primeira, o aluno fica, automaticamente, com a segunda”, explica.

No caso de grande demanda, os critérios preferenciais são menor renda per capita familiar, estar desempregado, ser egresso ou estar em atendimento no sistema socioeducativo e ordem de inscrição.

[Olho texto=”As aulas começam em 30 de janeiro e vão até 1º de abril” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As aulas começam em 30 de janeiro e vão até 1º de abril, com quatro horas diárias. Os estudantes recebem uniforme, apostilas, cadernos e canetas.

O programa #BoraVencer

Atendendo a uma demanda da Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude promove o #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016. Ao longo do ano, 16 mil jovens foram atendidos.

As oito aulas seguiram os eixos temáticos do Enem: ciências humanas; matemática; ciências naturais; linguagens e códigos e redação. Em 30 de outubro, uma semana antes do exame, a secretaria promoveu o #BoraVencer Dicas, uma tarde para descontrair os alunos, com palestras motivacionais, música e dicas finais.

No segundo semestre, além do #BoraVencer Enem, foi lançado o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública — regular ou educação de jovens e adultos (EJA) — e bolsistas integrais da rede privada, inscritos no Enem 2016. As aulas foram ministradas de segunda a sábado, entre 5 de setembro e 4 de novembro.

Em dezembro, foi lançado o #BoraVencer Profissionalizante, que vai formar 600 jovens em um curso de auxiliar administrativo. Além de preparar para o mercado de trabalho, as aulas auxiliam os candidatos ao concurso da Secretaria da Educação. Em 18 de junho, a primeira edição do #BoraVencer Concursos também teve foco na prova da Educação.

Inscrições para o #BoraVencer Profissionalizante

Até as 23h59 de 13 de janeiro

Pelo site da Secretaria de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude

Aulas de 30 de janeiro a 1º de abril