09/01/2017 às 15:54, atualizado em 10/01/2017 às 09:53

Saúde reabastece rede com reagentes para exames laboratoriais

Pasta comprou 30 tipos do insumo, além de equipamentos para leitura de código de barras

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde reabasteceu os estoques de reagentes para exames laboratoriais na rede pública do Distrito Federal. Um pregão garantiu a compra de 30 tipos, como ureia, bilirrubina e creatinina, que estavam em falta na Farmácia Central. A distribuição começou há cerca de 10 dias.

A licitação também permitiu adquirir 35 novos aparelhos de leitura de código de barras, que identificam os pacientes e o registro dos exames. Esses equipamentos servem ainda para analisar 80 amostras por hora — antes, com os instrumentos antigos, era possível fazer a verificação de 60 pacientes por hora.

De acordo com o gerente de Apoio e Diagnóstico da Secretaria de Saúde, Gleidson Viana, o sistema de código de barras minimiza a manipulação humana tanto das informações quanto do material coletado. “Assim, é otimizado o tempo do atendimento ao resultado, o que proporciona um diagnóstico laboratorial com qualidade e eficiência”, esclarece.

O contrato da Secretaria de Saúde foi firmado ao custo de R$ 11.660.703,70. O último pregão eletrônico para compra regular de reagentes foi feito em 2004, com validade até janeiro de 2008. Desde então, a pasta garantia o abastecimento com contratos emergenciais. Agora, o prazo de vigência é de 12 meses, prorrogáveis por até 60 meses.

Os reagentes foram entregues na Farmácia Central e são redistribuídos para as unidades da rede de acordo com a necessidade de cada uma.