10/01/2017 às 13:36, atualizado em 10/01/2017 às 15:22

Catadores são selecionados como agentes de cidadania ambiental

Programa incluiu 900 trabalhadores. Eles atuarão como multiplicadores de informações voltadas para gestão e educação ambiental e sustentável. Assinatura do termo de adesão ocorre na sexta-feira (13)

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Um total de 900 catadores de material reciclável da Estrutural foi chamado para atuar como agentes de cidadania ambiental. O resultado da seleção foi divulgado nesta terça-feira (10) no site da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Os trabalhadores vão agir como multiplicadores de informações voltadas à gestão e à educação ambiental e sustentável. A bolsa mensal é de R$ 300, e os recursos vêm do fundo de assistência social da secretaria. De acordo com a pasta, o processo contou com 1.767 inscritos.

Na sexta-feira (13) pela manhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os selecionados participarão do lançamento do programa Agentes de Cidadania Ambiental — Inclusão ao Mundo do Trabalho na Área Ambiental e assinarão o termo de adesão. Durante o evento, ocorrerá a primeira capacitação dos selecionados, que será feita pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Boas práticas de separação de resíduos domésticos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a Portaria nº 185, de 1º de dezembro de 2016, que regulamenta o programa, o catador tem de dispor de 12 horas mensais para participar de oficinas de capacitação e de mobilização comunitária para difundir boas práticas de separação de resíduos domésticos. A ideia é criar condições mais favoráveis à coleta seletiva.

Entre as exigências do edital de chamamento público divulgado em dezembro estava a de exercer a atividade como principal ocupação para manter a família, ter no mínimo 18 e no máximo 65 anos, e morar na Estrutural. Também eram requisitos estar inscrito no cadastro único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) e ter renda mensal per capita de até dois salários mínimos ou renda familiar de até seis salários mínimos.

Edição: Vannildo Mendes