15/01/2017 às 13:06, atualizado em 11/07/2017 às 13:41

Cidades Limpas terá ênfase no combate ao mosquito da dengue em Brazlândia

Nesta quinta edição, força-tarefa reunirá 220 trabalhadores e estará centrada em ações de manejo ambiental para reduzir focos do Aedes aegypti

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

A primeira operação de 2017 do programa Cidades Limpas será em Brazlândia entre os dias 16 e 20 de janeiro. Além das ações de poda de árvores, recapeamento de asfalto, troca de lâmpadas queimadas e recuperação de sinais de trânsito, haverá esforço especial dos órgãos de governo no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

A força-tarefa, coordenada pela Secretaria das Cidades, programou diversas ações de manejo ambiental para eliminar possíveis reservatórios do mosquito. “Brazlândia está entre as regiões administrativas que lideraram o número de casos de dengue em 2016, por isso decidimos reforçar essa frente de trabalho”, comenta o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Manoel Antônio Vieira Alexandre.

[Olho texto='”É uma ação integrada, que inclui a conscientização da população e o recolhimento do lixo despejado em local inadequado”‘ assinatura=”Manoel Alexandre, subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A operação em Brazlândia envolverá cerca de 220 trabalhadores, entre servidores públicos e empregados de empresas privadas com as quais o Governo de Brasília mantém contratos.

Além do Corpo de Bombeiros e da Subsecretária de Vigilância em Saúde, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e a Administração Regional da cidade participarão do manejo ambiental. “É uma ação integrada, que inclui a conscientização da população e o recolhimento do lixo despejado em local inadequado”, explica.

Outra novidade desta edição é a incorporação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) na força-tarefa do Cidades Limpas. A empresa se encarregará de mobilizar a comunidade local para a recuperação de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), devolvendo o espaço de convivência à comunidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A ação contará ainda com a participação da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran), para serviços de recuperação de iluminação pública e de conservação da sinalização.

A operação Brazlândia será lançada pelo governador Rodrigo Rollemberg e pelo secretário das Cidades, Marcos Dantas, nesta segunda-feira (16), às 9 horas, na Rodoviária do Setor Norte. Iniciado em novembro, o programa Cidades Limpas já foi executado no Gama, Paranoá, Itapoã e Ceilândia.

Lançamento da Operação Brazlândia do Programa Cidades Limpas

Nesta segunda-feira (16), às 9 horas

Na Rodoviária do Setor Norte

Edição: Vannildo Mendes