15/01/2017 às 09:51, atualizado em 16/01/2017 às 11:14

Metrô arrecada R$ 4,6 milhões com espaço publicitário em 2016

Valor é 43% maior do que o apurado em 2015. Adesivamento de trens e aluguel de locais para instalação de equipamentos são algumas das medidas que fizeram aumentar o faturamento

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília

O adesivamento dos trens e aluguel de locais para instalação de equipamentos são algumas das medidas que fizeram aumentar o faturamento

O adesivamento dos trens e aluguel de locais para instalação de equipamentos são algumas das medidas que fizeram aumentar o faturamento. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Quem tem o hábito de usar o metrô diariamente percebeu o aumento de propagandas nas estações e trens. A locação de espaços publicitários e ações comerciais pela Companhia do Metropolitano DF tem elevado, ainda que timidamente, a arrecadação do sistema de transporte. Em 2016, a empresa angariou R$ 4,6 milhões com essa finalidade, um aumento de 43% em relação a 2015.

A atual diretoria do Metrô percebeu, em 2015, que as estações e carros tinham potencial para atrair empresários interessados em exibir suas marcas e decidiu regulamentar as atividades comerciais. A opção de maior visibilidade é o envelopamento de todo o trem ou de parte dele.

Além de ser exposta para mais de 170 mil pessoas que utilizam esse transporte diariamente, a marca ainda atinge um público grande que não está nas estações, mas que vê as composições se deslocando em diversos pontos da cidade. Atualmente, três trens em circulação estão adesivados.

[Olho texto='”Os empresários estão percebendo que vale a pena investir em publicidade no metrô”‘ assinatura=”Gilberto Pompilio de Melo, diretor financeiro e comercial do Metrô” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outra modalidade é a utilização de painéis publicitários e o adesivamento ou pintura de paredes, teto ou até mesmo o chão de estações. O Metrô também passou a arrecadar mais com a autorização de estandes, quiosques e o aluguel de espaços para que bancos instalem caixas eletrônicos.

A próxima etapa é locar pontos para colocação de máquinas de dispensadores, aquelas em que a pessoa deposita moedas ou notas e o equipamento ejeta bebidas, alimentos e até brinquedos.

Estimativa de crescimento em 2017

O diretor financeiro e comercial do Metrô, Gilberto Pompilio de Melo.

O diretor financeiro e comercial do Metrô, Gilberto Pompilio de Melo. Foto: Pedro Ventura/AgênciaBrasília

O diretor financeiro e comercial do Metrô, Gilberto Pompilio de Melo, trabalha com uma projeção ainda maior para arrecadação para este ano. “Os empresários estão percebendo que vale a pena investir em publicidade no metrô. Esperamos elevar em pelo menos mais 50% a arrecadação em 2017.”

[Numeralha titulo_grande=”170 mil” texto=”Número de pessoas que utilizam diariamente o metrô” esquerda_direita_centro=”direita”]

A companhia oferece diversas possibilidades para quem quer tornar a marca mais conhecida. São 400 painéis publicitários nas 24 estações em operação, 700 painéis laterais, 1,3 mil sancas (as partes de cima das portas e das janelas) e 260 cabeceiras (as paredes internas frontais e traseiras de cada vagão) no interior dos 29 trens que circulam pelos 42 quilômetros de via.

Um estudo produzido em 2015 indica por que vale a pena investir em publicidade no Metrô. O perfil de quem utiliza o meio de transporte é altamente consumidor: 81% integram as classes B e C; 13% a classe A; e 7% dos usuários pertencem às classes D e E. Mais de 40% têm nível superior e 56% têm renda familiar de até R$ 4 mil.

Edição: Vannildo Mendes