26/01/2017 às 15:43, atualizado em 27/01/2017 às 09:20

Governo distribui 1,5 milhão de camisinhas para o carnaval

Retiradas podem ser feitas em unidades básicas de saúde de todo o DF. Também serão oferecidos 50 mil preservativos a blocos de rua e instituições

Por Marina Nery, da Agência Brasília

A Secretaria de Saúde reforçará em fevereiro a quantidade de preservativos masculinos disponíveis para distribuição gratuita. No mês de carnaval, as unidades básicas de saúde de Brasília contarão com cerca de 1,5 milhão, 400 mil a mais que a quantidade regular mensal. A pasta também vai reservar 50 mil camisinhas para entrega gratuita a blocos de rua e a instituições como empresas e administrações regionais.

“Nos últimos anos, estudos revelaram que há mais informação e que o público está mais instruído. Mesmo assim, houve uma redução no uso de preservativos, principalmente do público jovem”, diz o gerente do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, da Secretaria de Saúde, Sérgio D’ávila.

Segundo ele, ações como a do carnaval ajudam a diminuir a transmissão de doenças como aids, sífilis e hepatite C. “É importante incentivar o uso da camisinha, pois as doenças de transmissão social ainda têm números significativos. Apenas uma relação pode ser o suficiente para adquiri-las”, destaca D’ávila.

As camisinhas podem ser retiradas em qualquer unidade básica de saúde, em todas as regiões administrativas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os blocos, as administrações regionais, as empresas e outras instituições interessadas em distribuir os preservativos podem entrar em contato pelo e-mail dstaidssaude@gmail.com. A rede pública do DF também oferece preservativos femininos.

Distribuição de preservativos no DF

 De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Nas unidades básicas de saúde do Distrito Federal

Para pedir grandes quantidades: dstaidssaude@gmail.com

Edição: Marina Mercante