17/02/2017 às 11:04, atualizado em 17/02/2017 às 14:18

Saúde ganha reforço de 53 profissionais

Cerimônia de posse ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti na manhã desta sexta (17)

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A Secretaria de Saúde informou que a expectativa era de 55 empossados, mas dois não tomaram posse até esta manhã (17)

Mais 53 profissionais da Saúde foram empossados na manhã desta sexta-feira (17). Eles fazem parte de um grupo de 138 nomeados em 2017, dos quais 42 tomaram posse antes — os demais (41) estão em fase de entrega de documentação.

Solenidade de posse dos novos profissionais da saúde na manhã desta sexta-feira (17), no Palácio do Buriti.

Solenidade de posse dos novos profissionais da Saúde na manhã desta sexta-feira (17), no Palácio do Buriti. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “É com muita alegria que a gente recebe vocês, desejando sucesso e com a convicção de que essa energia nova contribuirá para melhorar a saúde da população de Brasília”, discursou o chefe do Executivo.

Rollemberg destacou outras ações relacionadas à saúde, a exemplo do anúncio das mudanças que visam fortalecer a atenção primária à saúde e da convocação de médicos temporários para três regiões administrativas.

Ele também ressaltou a redução em 94% dos casos de dengue em janeiro, graças a uma ação integrada de governo, e a certificação, nessa quinta-feira (16), dos bancos de leite humano do DF.

Especialidades dos novos servidores da Saúde

Entre os 138 nomeados há 59 profissionais de diversas áreas e 79 médicos das especialidades clínica médica, coloproctologia, médico da família e comunidade, ginecologia/obstetrícia, psiquiatria, endocrinologia, geriatria, homeopatia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, radiologia e radioterapia.

Há ainda enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, técnicos administrativos, de higiene dental e de radiologia e auxiliares operacionais de serviços diversos em farmácia e ortopedia e gesso.

Para o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, todo reforço de pessoal é importante. Quanto aos locais de trabalho dos novos profissionais, explicou: “Serão lotados de acordo com a maior necessidade da população”.

Desde 2015, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram nomeados 3.989 profissionais. Do montante, 2.861 tomaram posse.

Edição: Marina Mercante