21/02/2017 às 14:57, atualizado em 21/02/2017 às 17:37

Novacap limpa passagens subterrâneas do Plano Piloto

Força-tarefa começou na Asa Sul, próximo ao Hospital de Base. Para retirar a sujeira, companhia usa de forma racional água não potável da represa do Viveiro II da companhia

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O funcionário do Congresso Nacional Diocese Pereira da Silva, de 63 anos, percorre diariamente a passagem subterrânea entre o Setor Médico-Hospitalar Sul e o Setor Bancário Sul. Ele reclama que o mau cheiro e as pichações degradam o lugar. “Tem dias que é impossível passar por aqui, pois o cheiro fica insuportável”, disse. Porém, ao passar pelo trecho na manhã desta terça-feira (21), ele já percebeu a diferença no aspecto do local.

Equipe da Novacap trabalha na limpeza da passagem subterrânea na altura do Setor Médico Hospitalar Sul.

Equipe da Novacap trabalha na limpeza da passagem subterrânea na altura do Setor-Médico Hospitalar Sul. Água utilizada para limpeza é imprópria para consumo. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O novo visual é resultado de ação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) de limpeza e pintura das passagens subterrâneas do Plano Piloto. O trabalho iniciado ontem deve durar três semanas e envolverá as oito passarelas da Asa Sul. Depois, será a vez de as oito estruturas da Asa Norte receberem a revitalização.

O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, destaca que todo o serviço ocorre com a utilização de água não potável (imprópria para consumo) que vem da represa do Viveiro II da companhia. “Nossa equipe usa o recurso de forma racional para não haver desperdício, considerando o momento de escassez hídrica que enfrentamos no Distrito Federal.”

[Olho texto=”“Nossa equipe usa o recurso de forma racional para não haver desperdício, considerando o momento de escassez hídrica que enfrentamos no Distrito Federal”” assinatura=”Júlio Menegotto, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ideia é deixar as áreas mais limpas e livres de pichações e de lixo e, assim, aumentar a sensação de segurança e de conforto para os pedestres. De acordo com servidor, não vale somente o esforço do governo de Brasília. “Quando estiver limpa, é um dever de todos zelar pela manutenção e conservação”, completa.

Funcionários da Novacap que participam da limpeza lançam um forte jato de água fria para retirar a sujeira e aplicam uma solução para limpeza pesada à base de ácido nas pichações. Por fim, mais um forte jato de água quente retira o que ficou da tinta. Os grafites em bom estado de conservação serão preservados.

A força-tarefa começou no início do Eixo W, próximo ao Hospital de Base, no sentido norte-sul. Para a limpeza do local, foram mobilizados uma equipe de seis pessoas, um caminhão-pipa, um caminhão desobstruidor e duas máquinas de pressão para remover pichações.

Edição: Paula Oliveira