26/02/2017 às 13:54, atualizado em 02/03/2017 às 09:59

Centro de atendimento móvel auxilia turistas durante o carnaval

Equipe da Secretaria Adjunta de Turismo dá informações sobre pontos turísticos da cidade e traça perfil dos viajantes

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O Centro de Atendimento ao Turista móvel começou a operar na Torre de TV neste domingo (26), onde vai ficar durante todo o carnaval, das 8 às 13 horas. Os três servidores da Secretaria Adjunta de Turismo responsáveis pelo atendimento receberam turistas de 12 estados diferentes pela manhã e um da Alemanha. Eles deram informações sobre a cidade e distribuíram mapas com pontos turísticos.

A turista Ana Paula Maciel, de 42 anos.

A turista Ana Paula Maciel, de 42 anos. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Entre os estados brasileiros, o campeão de visitas é São Paulo. Uma das turistas vindas de lá e que procuraram o Centro de Atendimento Móvel é a contadora Ana Paula Maciel, de 42 anos, moradora de Campinas. “Achei muito bem localizado o serviço e me ajudou bastante, é apenas minha segunda vez em Brasília”, diz.

Quem a atendeu foi a coordenadora de produtos e serviços turísticos da Secretaria Adjunta de Turismo, Nicolle Facuri, que explica o procedimento. “Na van, damos informações sobre locais a visitar, e, nas ruas, temos 18 servidores para abordar as pessoas e fazer pesquisa”, afirma. “Para quem é de fora do DF perguntamos local de hospedagem, quanto tempo vai ficar na cidade, quanto pretende gastar na viagem e se é a primeira vez que visita Brasília.”

O objetivo desse levantamento é balizar políticas públicas e melhorar o fluxo de turistas em Brasília. Com os dados, também pretende-se atender de maneira mais direcionada o visitante e estabelecer os melhores locais para divulgar a cidade e onde fazer mais investimentos.

Edição: Paula Oliveira