26/02/2017 às 18:51, atualizado em 02/03/2017 às 10:11

Com 35 eventos, domingo de carnaval em Brasília ocorre sem incidências graves

Até as 19 horas, Raparigueiros e Baratona (foto) reuniam 30 mil pessoas no Eixão Sul. Pacotão, na 501 Norte, tinha cerca de 2 mil foliões

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Mais de 32 mil pessoas compareceram às ruas para participar dos três principais blocos de carnaval deste domingo (26) até as 19 horas, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Paz Social. No Eixão Sul, estão o Raparigueiros e o Baratona, que somam 30 mil pessoas, enquanto o Pacotão, na 501 Norte, conta com 2,2 mil participantes. Os 35 eventos acompanhados pela pasta ocorrem de forma pacífica. As festas são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que reúne órgãos do governo de Brasília para garantir a tranquilidade dos foliões.

Baratona lota o Eixão Sul.

Baratona lota o Eixão Sul. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Presente em todos os blocos, a Agência de Fiscalização (Agefis) não registrou nenhuma incidência grave. Já o Conselho Tutelar da Asa Sul recebeu, na noite de ontem (25), uma denúncia de venda de bebidas alcoólicas para menores na 202 Norte. Os conselheiros estiveram no local e fizeram um trabalho de conscientização dos ambulantes. Os conselheiros tutelares fazem plantão para atender às demandas de violação de direitos de crianças e adolescentes. Além disso, servidores da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude atuam nos blocos, distribuindo material informativo.

Apesar das chuvas, a Companhia Energética de Brasília (CEB) não registrou ocorrências ao longo deste domingo nos locais de eventos de carnaval, até as 17 horas. O único ponto onde houve queda de energia foi na área rural de Sobradinho, durante a madrugada. Na noite de sábado, houve problemas na iluminação pública próximo ao Memorial JK entre 19h30 e 21h20. A causa foi um elo fusível queimado. No Lago Sul, a energia caiu devido à queda de uma árvore na rede elétrica. As QIs 9, 11, 13 e 15 ficaram sem luz das 19h56 às 21h25. Nas QIs 5, 17 e 19, a interrupção do fornecimento de energia ocorreu entre 20h45 e 21h25.

De acordo com a Polícia Civil, entre a zero hora desse sábado (25) e as 16 horas de hoje, foram registradas 80 ocorrências. Dessas, 53 principalmente sobre furtos de objetos. Houve ainda seis casos de roubo e quatro de furtos a pedestres, cinco de lesão corporal dolosa, além de quatro notificações de uso e porte de drogas. O Corpo de Bombeiros Militar do DF não fez atendimentos nos principais blocos até as 18 horas deste domingo, e a Polícia Militar também não registrou ocorrências.

O tradicional bloco Pacotão desfila pelas ruas da Asa Norte.

O tradicional bloco Pacotão desfila pelas ruas da Asa Norte. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheu 23 toneladas de lixo desde sábado até as 17 horas deste domingo. A coleta foi feita por 523 agentes de limpeza. Incluídos os eventos da sexta-feira, foram recolhidas 30,2 toneladas de resíduos sólidos. Entre o sábado até a manhã de hoje, a quantidade de materiais recolhidos era de 14 toneladas.

Em relação às ocorrências de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde, registrou duas entre a zero hora e as 17 horas deste domingo. Uma pessoa feriu o pé com um objeto cortante, e outra se sentiu mal durante um evento. Nenhuma das vítimas quis ser transportada pelo Samu. Depois de orientadas pelas equipes do serviço, deixaram o local por meios próprios.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) está com 125 ônibus extras nas ruas, 25 de cada empresa, atuando de acordo com a demanda de passageiros. A autarquia esclarece que mantém o corujão (percursos de madrugada) e oferta ônibus ligando a Rodoviária do Plano Piloto às regiões administrativas e circulares até a 1 hora da manhã de domingo (26) e as 2 horas da manhã de segunda (27); de terça (28); e de quarta-feira (1º). No sábado foram oferecidos 60% da frota alocada do sistema de transporte público; no domingo, serão 40%; na segunda-feira, 60%; na terça-feira, 40%; e na quarta-feira, 100%.

Foram registradas 75 infrações de trânsito pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), das quais 38 ocorreram por falta de cinto de segurança, 20 por não parar na faixa de pedestre e 17 por outras razões. Ao todo, foram recolhidos 37 veículos.

A programação completa da folia brasiliense está no site Brasília tem Carnaval, sujeita a alterações.

Edição: Raquel Flores