09/03/2017 às 08:47, atualizado em 24/05/2017 às 09:10

Brazlândia sedia 2ª Festa da Goiaba

De sexta (10) a domingo (12), produtores poderão comercializar especialidades, além da fruta in natura, como a produzida por José Luiz Yamagata

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Começa nesta sexta-feira (10) e segue até domingo (12) a segunda edição da Festa da Goiaba de Brasília. O evento tem o objetivo de divulgar a produção da fruta e estimular o consumo, além de atrair novos mercados, promover a integração entre os produtores e proporcionar informações técnicas a respeito do manejo.

O produtor José Luiz Yamagata levará frutas in natura para a Festa da Goiaba, em Brazlândia.

O produtor José Luiz Yamagata levará frutas in natura para a Festa da Goiaba, em Brazlândia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Entre as atrações da festa está o espaço Empório da Goiaba. Coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), contará com 20 produtores rurais que comercializarão especialidades como doces, sucos, licor, tortas e geleias.

O local terá ainda exposição e venda de flores de cooperativas e de produtoras da região do Incra 7, além da comercialização de frutas em geral.

Lúcia Vaz da Silva, de 43 anos, levará ao empório a tradicional goiabada cascão. “Meus pais, já falecidos, faziam; eu ajudava e aprendi”, explica ela, que produz verduras na região.

A receita, antes conhecida apenas por familiares, ganhou outros ares com a primeira edição da festa, no ano passado, quando Lúcia foi convidada pela Emater-DF a vender a goiabada no evento.

A aceitação pode ser traduzida em números. Na época, os cerca de 70 quilos de doce produzidos por ela acabaram antes do fim da festa: “Cheguei a vender 5 quilos só para uma pessoa”, conta Lúcia. Agora, a expectativa é levar quase o triplo da quantidade de 2016.

[Numeralha titulo_grande=”14 mil” texto=”Toneladas de goiaba produzidas no DF em 2015; 13,5 mil, apenas em Brazlândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além de derivados, o Empório da Goiaba contará com a fruta in natura, como a produzida por José Luiz Yamagata, de 55 anos, que também participou do evento no ano passado. Ele estima em 2,5 mil os pés da fruta na área de cerca de 7 hectares.

Segundo ele, a produção média foi de 80 toneladas durante os meses de novembro, dezembro e janeiro. “Hoje a goiaba já é um dos produtos mais plantados na região”, acredita Yamagata, que, por mais de 20 anos, produziu verduras e, há quatro, dedica-se ao plantio da fruta.

De acordo com a Emater-DF, em 2015 a capital federal produziu 14.020 toneladas da fruta, sendo 13,5 mil toneladas apenas na região de Brazlândia.

“As principais variedades da fruta na região são a pedro sato, para consumo in natura, e a paluma, voltada mais para indústria”, explica a agrônoma e gerente da Emater-DF Magali Fortes.

A empresa pública fornece assistência aos produtores com questões como manejo da fertilidade do solo, poda e controle de pragas.

2ª Festa da Goiaba tem programação variada

A abertura da 2ª Festa da Goiaba está marcada para as 19 horas de sexta-feira (10). O evento é promovido pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão. Além da Emater-DF, são parceiros da festa a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa).

A programação para os três dias conta com atendimento técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aos produtores rurais, oficinas diversas, atividades recreativas para crianças e apresentações culturais.

Haverá ainda o primeiro concurso de receitas Chef da Goiaba, com candidatos já inscritos. O vencedor poderá expor na Festa do Morango, assistirá a curso profissionalizante de gastronomia no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e receberá assessoria da associação.

De acordo com a organização, o concurso tem início às 10h30 de sábado (11), e o júri será formado pelas 50 primeiras pessoas que se cadastrarem para degustar. Convidados, entre chefs e patrocinadores, serão responsáveis por referendar os votos do júri popular.

2ª Festa da Goiaba de Brasília

De 10 a 12 de março (sexta-feira a domingo)

Na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão — BR-080, km 13, Brazlândia

Entrada gratuita

Mais informações: goiabras.com.br

Edição: Marina Mercante