27/03/2017 às 20:40, atualizado em 11/12/2018 às 15:42

PMDF forma 332 primeiros-sargentos em curso de altos estudos para praças  

Uma das diplomadas nesta segunda (27), a primeiro-sargento Kelly Florenço Maia e Maia recebeu do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a Medalha Duque de Caxias, por ter ficado em primeiro lugar na capacitação

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Trezentos e trinta e dois policiais militares receberam nesta segunda-feira (27) o diploma de conclusão do curso de altos estudos para praças. Ministrada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a capacitação permite que os primeiros-sargentos pleiteiem ascensão profissional a subtenentes.

Os 332 praças da PMDF foram diplomados nesta segunda-feira (27) após a conclusão do Curso de Altos Estudos para Praças.

Os 332 primeiros-sargentos da PMDF foram diplomados nesta segunda-feira (27) após a conclusão do curso de altos estudos para praças. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Essa foi a primeira edição do treinamento na modalidade semipresencial, com seis disciplinas dadas em sala de aula e 15, a distância.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia de formatura dos policiais militares, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Para o governador, a formação semipresencial, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), facilita o acesso dos praças aos cursos de aperfeiçoamento.

“No momento em que estávamos reduzindo o efetivo, em função de muitos policiais que foram para a reserva, nós inovamos e permitimos que os cursos fossem feitos a distância”, destacou Rollemberg.

[Olho texto='”No momento em que estávamos reduzindo o efetivo, em função de muitos policiais que foram para a reserva, nós inovamos e permitimos que os cursos fossem feitos a distância”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A rotina de estudos deu aos participantes a chance de acesso a técnicas e instrumentos que vão aprimorar a atuação em serviço.

Além disso, de acordo com o comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, é possível assumir mais responsabilidades no exercício da função. “Nosso cotidiano é o esforço para garantir o direito universal à paz a todos os brasileiros”, defendeu Nunes.

Adequar a formação ao dia a dia foi um desafio para a primeiro-sargento Kelly Florenço Maia e Maia, de 36 anos. Lotada no Centro de Manutenção da PMDF, na Cidade do Automóvel, a policial se desdobrou para conseguir acompanhar as aulas.

“Tive que conciliar a escala no trabalho com o papel de mãe e de esposa. Lia a apostila impressa enquanto esperava meu filho na escola ou de madrugada, e meu marido ficava com as crianças para eu escrever o trabalho de conclusão de curso”, contou Kelly.

Acompanhada dos filhos, a primeiro-sargento Kelly Florenço Maia e Maia, de 36 anos, recebeu do governador Rodrigo Rollemberg a Medalha Duque de Caxias por ter sido a primeira colocada no curso.

Acompanhada dos filhos, a primeiro-sargento Kelly Florenço Maia e Maia, de 36 anos, recebeu do governador Rodrigo Rollemberg a Medalha Duque de Caxias por ter sido a primeira colocada no curso. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília.

A dedicação rendeu reconhecimento: ela foi a primeira colocada no curso. Como homenagem ao desempenho, recebeu a Medalha Duque de Caxias.

“Foi uma surpresa, porque não sabia da colocação que havia tirado.” Com a experiência de aprendizagem virtual, a policial pretende seguir com o aperfeiçoamento. “Enquanto estiver na PMDF, vou me aprimorar”, garante.

O curso de altos estudos para praças ocorreu de 30 de novembro de 2016 a 16 de março de 2017. O conteúdo foi apresentado em 260 horas-aula. Além disso, os participantes assistiram a palestras de formação.

Edição: Raquel Flores