29/03/2017 às 18:45, atualizado em 30/03/2017 às 10:39

Agricultura sedia reunião para discutir reivindicações ao governo federal

Encontro do Conseagri ocorreu nesta quarta (29), na sede da pasta distrital. Entre os pedidos do conselho nacional está o aumento do volume de recursos para o Plano Safra

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Agricultura do DF

Pautas de interesse comum do setor agropecuário brasileiro foram tema de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) na manhã desta quarta-feira (29). O encontro foi na sede da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.

Entre outras questões, os conselheiros discutiram o Plano Safra, a fiscalização e inspeção por parte da defesa agropecuária, a importação de produtos do segmento e a assistência técnica e extensão rural.

O titular da pasta da Agricultura do DF, José Guilherme Leal, repassou pontos sobre a assistência técnica e extensão rural e os procedimentos de funcionamento com a criação efetiva da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Leal é o secretário do Conseagri na atual gestão.

[Olho texto='”O setor agropecuário brasileiro tem uma diversidade muito grande de produção e, consequentemente, problemas e gargalos de competitividade, de custos, que precisam ser alinhados e tratados”‘ assinatura=”Ernani Polo, presidente do Conseagri” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O setor agropecuário brasileiro tem uma diversidade muito grande de produção e, consequentemente, problemas e gargalos de competitividade, de custos, que precisam ser alinhados e tratados”, disse Ernani Polo, presidente do colegiado nacional e secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul.

Para o Plano Safra, os conselheiros reivindicam ao governo federal o aumento do volume de recursos; a desburocratização para o acesso ao dinheiro, principalmente para investimentos; um maior aumento nas receitas e a garantia da liberação com fluxo adequado para o seguro rural; e a redução dos juros, tendo em vista a queda da inflação e da taxa Selic.

Sobre a fiscalização e a inspeção, ficou decidido buscar o fortalecimento geral das ações de defesa agropecuária. Já quanto à importação de produtos, optou-se por levar um pedido de maior cuidado com essa questão e que se tenha produção interna, para não haver uma competitividade desleal, sob pena de desestruturar os produtores nacionais.

À tarde, os assuntos foram levados ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Composição do Conseagri

O Conseagri é composto por todos os secretários de Agricultura das unidades da Federação. Por meio de uma cooperação técnica, visa ao compartilhamento de conhecimentos e experiências para o desenvolvimento do setor agropecuário e agrário do País.

O conselho reúne-se periodicamente para discutir, unificar procedimentos e propor demandas ao governo federal.

Edição: Raquel Flores