10/04/2017 às 18:53, atualizado em 10/07/2017 às 12:41

Licitação para contratos de limpeza urbana será aberta em 10 de maio

Tecnologia será incorporada ao serviço, o que permitirá redução de 12% nos custos. Concorrência abrange atividades como coletas convencional e seletiva, reposição de lixeiras de rua, instalação de contêineres e varrição e pintura de meio-fio mecanizadas

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Ao contrário do informado, o pregão eletrônico será em 10 de maio, e não em 3 de maio.

Empresas interessadas em atuar no serviço de limpeza urbana no Distrito Federal poderão participar de pregão eletrônico em 10 de maio. O aviso de abertura da concorrência foi publicado nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Distrito Federal.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai firmar três contratos, com base na divisão do território em três áreas de atendimento. Serão contempladas as coletas convencional e seletiva, além da reposição de lixeiras de rua, instalação de contêineres semienterrados em todo o DF e varrição e pintura de meio-fio mecanizadas.

[Olho texto='”Nossa intenção é evitar os contratos emergenciais. Assim que os atuais vencerem, os novos já passarão a vigorar”‘ assinatura=”Paulo Celso dos Reis, diretor-técnico do SLU” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os atuais contratos vencem em outubro deste ano e não poderão ser renovados. Por isso, a autarquia já prepara a nova licitação. “Nossa intenção é evitar os contratos emergenciais. Assim que os atuais vencerem, os novos já passarão a vigorar”, explica o diretor-técnico do SLU, Paulo Celso dos Reis.

Os novos acordos permitirão a melhoria da eficiência do serviço prestado, explica o diretor-técnico. “Estamos incorporando muita tecnologia, o que vai nos permitir ter maior controle do que é feito”, defende.

Reis destaca que, dessa forma, será possível baratear a operação. “Esperamos uma redução de 12% dos custos mensais”, avalia. Com isso, os atuais R$ 28 milhões gastos com a atividade cairiam para cerca de R$ 25,5 milhões.

O que está previsto nos novos contratos de limpeza urbana

As atividades a serem licitadas são de:

  • Varrição (mecânica — em vias de trânsito rápido do Plano Piloto — e convencional)
  • Catação de papel em áreas verdes
  • Pintura de meios-fios
  • Lavagem de equipamentos públicos — como paradas de ônibus
  • Coleta convencional e seletiva (a atuação de cooperativas para esse tipo de serviço continuará)

Os acordos estabelecem a instalação de contêineres semienterrados, o controle de veículos por GPS e a substituição, manutenção e reposição de lixeiras. A operação das usinas de tratamento de resíduos terá contrato específico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Vannildo Mendes