17/04/2017 às 14:14, atualizado em 19/04/2017 às 11:07

Ceilândia recebe mais três papa-lixos

Os novos equipamentos estão em três pontos do Sol Nascente e permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de vetores

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A população do Sol Nascente passa a contar com mais três papa-lixos. Eles foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (17) em evento na Avenida das Palmeiras, no Trecho 1, onde está um deles. Com esses três, passa para 13 o número de equipamentos desse tipo instalados em Ceilândia.

A população do Sol Nascente passa a contar com mais três papa-lixos. Eles foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (17)

A população do Sol Nascente passa a contar com mais três papa-lixos. Eles foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (17). Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os papa-lixos são contêineres semienterrados com capacidade de 5 metros cúbicos (equivalente a uma caçamba) e permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de ratos e baratas.

“Os benefícios são enormes, e o maior deles é o para a saúde. É muito importante que esses pontos sejam usados corretamente para evitar toda essa gama de doenças”, reforçou a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos.

Ela acredita que se trata de uma mudança cultural que ocorrerá com o tempo. “Na medida em que uma pessoa vê outra carregando [o lixo para o local correto], mais pessoas vão aderir e ver que suas casas ficarão mais valorizadas por estarem em um lugar mais limpo e com menos risco para a saúde”, completou.

Desde o início de abril, servidores do SLU percorrem a região do Sol Nascente para orientar a população sobre o correto uso dos papa-lixos.

Lixo é recolhido de segunda a sábado

A retirada do material depositado nos papa-lixos é feita por um caminhão com braço mecânico, de segunda a sábado. Uma demonstração foi feita durante a solenidade hoje.

A retirada do material depositado nos papa-lixos é feita por um caminhão com braço mecânico, de segunda a sábado.

A retirada do material depositado nos papa-lixos é feita por um caminhão com braço mecânico, de segunda a sábado. Tony Winston/Agência Brasília

Morador do Sol Nascente, o vigilante Renan Cardoso, de 44 anos, acompanhou o evento e lembrou como era a área antes dos equipamentos: “Era triste, sujeira para todo lado. Com o papa-lixo, vai melhorar.”

O administrador regional de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, ressaltou que os papa-lixos, aliados ao [tooltip title=”Espaço que pode receber, por pessoa, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, materiais volumosos (como móveis) e restos de podas.” placement=”top”] papa-entulho [/tooltip], têm contribuído de maneira significativa para o descarte na região.

A área em que o papa-lixo da Avenida das Palmeiras foi instalado passou por mudanças por meio do programa Ações Urbanas Comunitárias, da Companhia Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A atividade une governo e sociedade para promover melhorias nas regiões, como pintura de fachadas e plantio de mudas, em forma de mutirão.

Os três papa-lixos custaram cerca de R$ 60 mil, de acordo com o SLU. Outras áreas com dificuldade de acesso pelos caminhões de limpeza devem receber os equipamentos a partir dos novos contatos de coleta para o Distrito Federal, cujo pregão eletrônico ocorrerá em 10 de maio.

O evento de inauguração contou com a participação da deputada distrital Luzia de Paula (PSB) e do gerente da Assistência de Projetos e Obras da Codhab, Luiz Sarmento, além de lideranças locais e moradores.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

Edição: Paula Oliveira