18/04/2017 às 19:45, atualizado em 19/04/2017 às 16:27

Operação integrada vai revitalizar setores hoteleiros a partir desta quarta (19)

Objetivo do mutirão do governo de Brasília é reforçar a conservação e a segurança das áreas utilizadas por turistas, funcionários de empresas de hotelaria e demais frequentadores

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

A Subchefia da Ordem Pública e Social é subordinada à Casa Militar, e não à Casa Civil, como informado anteriormente.

Os Setores Hoteleiros Norte e Sul recebem a partir desta quarta-feira (19) uma força-tarefa do governo de Brasília para fazer intervenções que resultem em uma melhoria urbana imediata e aumentem a sensação de segurança dos frequentadores dessas regiões.

Articulada pela Secretaria das Cidades, a ação será lançada às 9 horas, no estacionamento do Hotel Torre Palace, no Setor Hoteleiro Norte. A estimativa é que os trabalhos de conservação e revitalização sejam concluídos até 28 de abril. Entre servidores públicos e funcionários de empresas com as quais o Executivo local mantém contratos, 80 pessoas vão participar da iniciativa.

[Numeralha titulo_grande=”28 de abril” texto=”Data estimada para a conclusão dos trabalhos” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a secretaria, o mutirão foi planejado com base em um mapeamento dos principais problemas desses setores: iluminação deficitária, lixo armazenado de maneira inadequada, utilização clandestina da rede de água e existência de potenciais reservatórios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Além da Secretaria das Cidades e da Administração Regional do Plano Piloto, integram a operação a Agência de Fiscalização (Agefis); a Companhia Energética de Brasília (CEB); a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); o Departamento de Trânsito (Detran); as Polícias Civil e Militar; o Serviço de Limpeza Urbana (SLU); a Subchefia da Ordem Pública e Social, da Casa Militar; a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e a Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde.

Rondas 24 horas e conscientização sobre forma de acondicionar o lixo

Na frente de segurança pública, as ações da Polícia Militar são a permanência do Comando Móvel no estacionamento do Hotel Torre Palace até 30 de abril e rondas na área em regime de 24 horas. A Polícia Civil intensificará o enfrentamento ao tráfico de drogas, e a CEB se encarregará da troca de lâmpadas queimadas. Já a Novacap fará podas de árvores que atrapalham a iluminação pública em pontos mapeados pela Subchefia da Ordem Pública e Social.

Em relação à limpeza urbana e à prevenção de doenças, haverá dois grupos formados por servidores do SLU, da Agefis e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Eles percorrerão os hotéis — de ambos os lados (norte e sul) — para conscientizar os funcionários sobre a importância de acondicionar o lixo corretamente. A medida é importante para evitar a proliferação de animais, como ratos e escorpiões. Os agentes de Vigilância Ambiental também farão vistorias para combater o Aedes aegypti.

A Secretaria do Trabalho ficará responsável por orientar as pessoas que vivem nas ruas que frequentam o local sobre os serviços de assistência social mantidos pelo governo de Brasília.

Edição: Raquel Flores