20/04/2017 às 19:49

Rollemberg recebe indígenas que organizam o Acampamento Terra Livre em Brasília

Grupo apresentou demandas ao governador e a secretários do DF, além de pedir apoio para instalação de tendas na área central da cidade

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Representantes indígenas que organizam o Acampamento Terra Livre em Brasília reuniram-se com o governador Rodrigo Rollemberg e secretários do DF na tarde desta quinta-feira (20). Eles pediram apoio para encontrar um local adequado para o grupo acampar na próxima semana.

Lideranças que organizam o Acampamento Terra Livre reuniram-se com o governador Rodrigo Rollemberg nesta quinta-feira (20) no Palácio do Buriti. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Com a proposta de unificar as lutas dos índios brasileiros e garantir direitos, o acampamento está agendado para 24 a 28 de abril. Inicialmente, o grupo ocuparia o quadrilátero em frente ao Congresso Nacional, mas teve problemas de autorização.

O governador se comprometeu a trabalhar na realocação do acampamento para uma área nos arredores da Esplanada. Além de plenárias no próprio acampamento, onde haverá tendas para espaço de auditório e grupos temáticos de debate, a programação inclui audiências no Congresso e no Supremo Tribunal Federal.

“Lá é de acesso mais fácil para cumprirmos nossas agendas”, explicou Sônia Guajajara, uma das lideranças da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Na edição do ano passado, o Acampamento Terra Livre ficou próximo ao Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental.

Outras demandas foram apresentadas, como um pedido para que Brasília tenha um espaço fixo para abrigar atividades indígenas. “Temos total interesse em ceder um espaço para isso. Uma maneira seria tentarmos parceria com entidades para construir”, adiantou o governador.

A aprovação do Projeto de Lei nº 1542, de 2017, de autoria do deputado distrital Chico Leite (Rede), que institui e inclui o Abril Indígena no calendário oficial do DF, também compôs a pauta do grupo e teve o aval de Rollemberg.

Edição: Marina Mercante