24/04/2017 às 19:54, atualizado em 25/04/2017 às 10:13

Governo e sociedade discutem futuro do Shopping Popular de Brasília

Em audiência pública nesta segunda-feira (24), feirantes puderam entender melhor como funciona a proposta de gestão do espaço por meio de PPP

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Feirantes do Shopping Popular de Brasília participaram, na tarde desta segunda-feira (24), de audiência pública sobre a proposta de parceria público-privada para gestão da área. A ideia é que a medida ajude na revitalização e aumente o movimento local.

Em audiência pública na Câmara Legislativa, proposta de PPP do Shopping Popular de Brasília foi debatida com feirantes.

Em audiência pública na Câmara Legislativa, proposta de PPP do Shopping Popular de Brasília foi debatida com feirantes. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O encontro foi o primeiro para tratar do tema e ocorreu no plenário da Câmara Legislativa. A audiência foi marcada pelo deputado Chico Vigilante (PT), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.

A iniciativa ainda está na fase de recebimento de propostas e depende da renovação da cessão do espaço pela União, que venceria em junho, segundo o secretário de Fazenda, João Antônio Fleury.

Nesse modelo de negócio, o Estado concede a gestão do espaço e sua exploração comercial ao setor privado, sem ter de vender o equipamento público. “É um projeto de natureza social. Estamos tentando encontrar algo que faça o shopping popular funcionar e gerar receita para as pessoas que trabalham ali”, destacou.

[Olho texto='”É um projeto de natureza social. Estamos tentando encontrar algo que faça o shopping funcionar e gerar receita para as pessoas que trabalham ali”‘ assinatura=”João Antônio Fleury, secretário de Fazenda” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o secretário, quando for definida uma proposta para a área, nova audiência pública será marcada.

Segundo o subsecretário de Parcerias Público-Privadas da pasta, Rossini Dias, menos de 400 dos 1.595 boxes são ocupados atualmente. “Queremos um modelo para ocupar os boxes vazios e ainda potencializar a ação de quem já está lá.”

O Shopping Popular de Brasília foi inaugurado em 2008, em uma área de 20 mil metros quadrados ao lado da Rodoferroviária. O local tem fácil acesso, na interseção da Estrada Parque Indústria e Abastecimento com o Eixo Monumental.

O empreendimento conta com praça de alimentação, banheiros coletivos e exclusivos para pessoas com deficiência, fraldários e estacionamento subterrâneo com mais de 900 vagas, entre outras facilidades.

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Funcionam no local uma conveniência do Banco Regional de Brasília (BRB) e uma agência do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Há, ainda, espaço reservado para a construção de uma unidade do Na Hora – o concessionário arca com os custos, e o governo opera o posto.

Edição: Vannildo Mendes