25/04/2017 às 14:06, atualizado em 25/04/2017 às 14:19

Diretorias e conselhos escolares serão escolhidos em 21 de junho

Eleições ocorrerão somente nas escolas nas quais os representantes atuais tiveram de ser indicados

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

As escolas da rede pública cujas diretorias foram indicadas pela Secretaria de Educação terão novas eleições em 21 de junho. Na mesma data, ocorrerá o pleito para a escolha do conselho escolar em todas as unidades de ensino. As regras e os cronogramas foram publicados na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Distrito Federal.

De acordo com a comissão eleitoral central, cerca de 50 escolas passarão pelo processo de seleção de diretoria. Para concorrer aos cargos de diretor ou vice-diretor, entre outros requisitos, o servidor precisa ser ativo e estar inserido nas carreiras magistério público ou assistência à educação.

[Olho texto=”Estão aptos a votar estudantes acima de 13 anos, pais, professores, profissionais de funções de assistência à educação e professores temporários com, no mínimo, dois bimestres na escola” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A escolha das diretorias escolares ocorreu em 23 de novembro de 2016. Como algumas unidades não apresentaram chapas, a secretaria indicou ocupantes para os cargos, tendo de convocar nova eleição em 180 dias.

Em relação ao conselho, eles serão compostos por membros da escola e da comunidade local. Estão aptos a votar estudantes acima de 13 anos, pais, professores, profissionais de funções de assistência à educação e professores temporários com, no mínimo, dois bimestres na escola.

A quantidade de pessoas no conselho varia de 5 a 21 membros de acordo com a de alunos matriculados.

Tanto para representantes da diretoria quanto para conselheiros o mandato é de três anos, com possibilidade de uma reeleição para igual período.

De acordo com o cronograma, as inscrições das chapas e dos candidatos ocorrerão de 8 a 12 de maio. A divulgação do resultado está prevista para 22 de junho.

Edição: Paula Oliveira