25/04/2017 às 19:10, atualizado em 26/04/2017 às 10:18

Governador e Itamaraty debatem preparativos para 8º Fórum Mundial da Água

Encontro com ministro das Relações Exteriores foi na tarde desta terça (25). Gestores ligados ao tema participam de evento prévio nesta quarta (26), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Os preparativos do 8º Fórum Mundial da Água, que Brasília sediará de 18 a 23 de março de 2018, foram debatidos em reunião no Palácio do Itamaraty, na tarde desta terça-feira (25), entre o governador Rodrigo Rollemberg e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, recebeu no Palácio do Itamaraty o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, para discutirem preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, recebeu no Palácio do Itamaraty o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, para discutirem preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Entre os pontos principais, as autoridades trataram dos detalhes do segundo encontro prévio ao fórum. O Stakeholders Consultation Meeting (reunião de consulta às partes interessadas) ocorre nesta quarta (26) e quinta-feira (27), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Cerca de 900 pessoas, do Brasil e de outros países, entre representantes de universidades, governantes, entidades privadas, instituições financeiras e ONGs ligadas ao tema, participam do encontro.

[Olho texto='”Queremos que o evento seja um espaço de conscientização e mobilização, para que possamos cada vez mais usar a água de forma sustentável”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Rollemberg destacou a importância estratégica do evento para Brasília. “Vamos discutir as diretrizes temáticas e definir quem serão os convidados para debater e formular esse tema fundamental que é a gestão das águas”, observou.

A reunião, organizada pelo Conselho Mundial da Água, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), é a continuação do Kick-Off Meeting, que ocorreu em junho de 2016.

Segundo o governador, o fórum será a oportunidade de Brasília deixar um legado para o mundo no que diz respeito ao assunto. “Queremos que o evento seja um espaço de conscientização e mobilização, para que possamos cada vez mais usar a água de forma sustentável”, explicou.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Abreu Guillo, também estava presente ao encontro desta tarde. Pelo governo de Brasília, participaram o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, e a chefe da Assessoria Internacional, Renata Zuquim.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos das nações acerca dos recursos hídricos. A edição em Brasília será a primeira sediada no Hemisfério Sul, e são esperados cerca de 30 mil representantes de mais de cem países.

O evento ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Edição: Vannildo Mendes