10/01/2018 às 19:10, atualizado em 21/03/2018 às 16:45

Ilda Peliz assume a Secretaria do Trabalho

Nomeação da ex-presidente da Abrace foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (10)

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nomeou Ilda Ribeiro Peliz para assumir a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (10).

A secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ilda Peliz.

A secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ilda Peliz. Foto: Tony Winston/Agência Brasília – 17.9.2015

Reconhecida pela Câmara Legislativa como cidadã honorária de Brasília, Ilda ocupou por 22 anos o cargo de presidente voluntária da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

Ela também atua como conselheira no Conselho Econômico e Social do Distrito Federal, no Conselho da Criança e do Adolescente do DF e do Hospital da Criança de Brasília José Alencar – instituição para a qual ajudou a levantar R$ 30 milhões em doações para construção e aparelhamento.

Em 2006, Ilda recebeu o título oficial de Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, concedido pela Presidência da República. Em 2013, a Organização Mundial da Família (World Family Organization) premiou-a pelo trabalho em defesa das crianças e das famílias. Em 2016, ela foi homenageada com o Grande Colar do Mérito pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Ilda assume a pasta no lugar de Marlene de Fátima Azevedo, que era a secretária interina desde outubro de 2017 e volta a ser a adjunta de Desenvolvimento Social.

Edição: Raquel Flores