12/02/2018 às 17:57, atualizado em 15/02/2018 às 10:16

Concluído asfaltamento das novas ligações na Galeria dos Estados

Próximos passos são terminar a colocação dos meios-fios e fazer a sinalização horizontal e vertical

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A parte asfáltica das obras das novas ligações dos Eixinhos com o Eixão Sul nos arredores do viaduto da Galeria dos Estados foi finalizada nesta segunda-feira (12).

A parte asfáltica das obras das novas ligações dos Eixinhos com o Eixão Sul nos arredores do viaduto da Galeria dos Estados foi finalizada nesta segunda-feira (12).

A parte asfáltica das obras das novas ligações dos Eixinhos com o Eixão Sul nos arredores do viaduto da Galeria dos Estados foi finalizada nesta segunda-feira (12). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) concluiu as intervenções, e os passos seguintes correspondem à finalização dos meios-fios e ao início da sinalização vertical e horizontal pelos órgãos de trânsito.

As mudanças visam melhorar o trânsito próximo ao ponto em que parte da estrutura caiu.

“Esperamos que essa intervenção traga fluidez ao trânsito, porque 50 mil veículos, aproximadamente, que utilizavam o Eixão diariamente tiveram que buscar vias alternativas”, destacou o diretor-presidente da companhia, Júlio Menegotto.

Perto do Buraco do Tatu, foram alargadas as vias que conectam os Eixos L e W ao Eixão com duas novas faixas em cada alça. No outro ponto, na altura dos Setores Bancário e Comercial Sul, foram construídas novas ligações em cada lado para unir Eixinhos e Eixão.

A liberação para os veículos está prevista para quinta-feira (15).

obras para melhorar transito perto galeria dos estados desabamento viaduto no eixao sul

Instalação de sensores de monitoramento do viaduto

Nesse domingo (11), teve início a instalação de sensores de monitoramento do viaduto. Eles permitirão medir a movimentação das extremidades e observar os níveis de vibração e deslocamentos vertical, transversal e longitudinal do viaduto.

A central de monitoramento é montada no canteiro de obras. A previsão é que, na quinta-feira (15), o espaço esteja liberado para os pedestres.

Na parte superior do viaduto, a Novacap aplicou um cimento especial em determinadas áreas do asfalto. O material trincará a qualquer movimentação, como forma de alerta.

Edição: Marina Mercante