14/02/2018 às 13:51, atualizado em 15/02/2018 às 11:28

SLU recolhe 117,5 toneladas de resíduos durante carnaval

Apenas nos cinco dias de festa, de 9 a 13 de fevereiro, foram 86,2 toneladas retiradas das ruas

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

No pré-carnaval e nos dias oficiais de folia, foram recolhidas 117,5 toneladas de resíduos. As informações são do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) — responsável pela gestão da limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos na capital federal.

No pré-carnaval e nos dias oficiais de folia, foram recolhidas 117,5 toneladas de resíduos.

No pré-carnaval e nos dias oficiais de folia, foram recolhidas 117,5 toneladas de resíduos. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

De acordo com o órgão, apenas nos cinco dias de festa, de 9 a 13 de fevereiro, foram coletadas 86,2 toneladas. O restante foi recolhido em eventos prévios de carnaval, desde 20 de janeiro.

O efetivo empregado foi de 2.425 garis. Além disso, foram disponibilizados 46,5 mil sacos para recolhimento de resíduos.

Pelo quarto ano consecutivo, o SLU reconhecerá o mérito dos blocos carnavalescos que se empenharam em garantir um ambiente livre de sujeira durante a folia.

[Olho texto=”Blocos que se empenharam em garantir ambiente livre de sujeira receberão reconhecimento do governo” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A iniciativa envolve os organizadores dos blocos, os garis (que avaliarão o desempenho dos participantes) e os foliões. Desde 2015, mais de 20 certificados da campanha Bloco Brasília Limpa foram entregues.

Este ano, a entrega dos certificados aos vencedores está prevista para março.

A iniciativa é válida de 2 a 28 de fevereiro, para os dias de pré e pós-carnaval e nas datas oficiais da folia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Oito critérios serão avaliados por servidores do governo de Brasília, com base em contribuições de cidadãos e de garis e em informações dos organizadores.

O principal deles é a autogestão dos resíduos produzidos — quando os blocos se responsabilizam pela limpeza e dispensam o trabalho da autarquia.

Edição: Vannildo Mendes