18/02/2018 às 10:28, atualizado em 19/02/2018 às 08:08

Operação de volta às aulas na rede pública começa nesta segunda (19)

Polícia Militar, Detran e DER farão ações nas proximidades de unidades de ensino. Abertura dos trabalhos será no Centro de Ensino Fundamental Polivalente, na 913 Sul

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Com o início do ano letivo na rede pública do Distrito Federal, na quinta-feira (15), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) darão início nesta semana à operação de volta às aulas.

Com o início do ano letivo na rede pública do Distrito Federal, na última quinta-feira (15), a PMDF, o Detran-DF e o DER-DF darão início esta semana à operação de volta às aulas.

Com o início do ano letivo na rede pública do Distrito Federal, na última quinta-feira (15), a PMDF, o Detran-DF e o DER-DF darão início esta semana à operação de volta às aulas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília-10.2.2017

No total, 461.599 alunos estão matriculados nas escolas públicas do DF.

A partir desta segunda-feira (19), diversas ações de educação de trânsito serão promovidas pelos órgãos do Executivo local no Plano Piloto e nas administrações regionais.

As atividades da PMDF, na segunda fase de operação, contarão com apoio do Teatro Rodovia, do Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará, da Banda de Música, de equipes de policiamento de trânsito e do Batalhão de Policiamento com Cães.

A abertura será no Centro de Ensino Fundamental Polivalente (SGAS 913), às 6h30. O Batalhão de Aviação Operacional fará patrulhamento aéreo nos pontos em que há fluxo mais intenso de veículos e pedestres.

[Olho texto=”O pedestre deve sempre atravessar na faixa. Caso não haja uma, deve cruzar a pista em linha reta rumo à calçada” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No caso do DER-DF, as atividades começarão pela Escola Classe 3 do Núcleo Bandeirante (3ª Avenida, Área Especial 6), às 7h30 e às 13 horas.

Serão abordados temas como deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, transporte de crianças, uso de dispositivo de segurança, e respeito às sinalizações e normas.

Haverá entrega de fôlderes com orientações para estudantes, pais, motoristas e responsáveis. Já o Detran-DF, na segunda-feira (19), estará com equipes em cinco localidades, das 7 às 9 horas:

  • Escola Classe 416 Sul (SQS 416, Área Especial)
  • 615 Sul — L2 Sul (próximo aos Colégios Cor Jesu e Marista)
  • Centro de Ensino Fundamental Caseb (909 Sul)
  • Centro de Ensino Médio Elefante Branco (908 Sul)
  • Centro de Ensino Médio Setor Oeste (912/913 Sul)

As ações serão intensificadas nas imediações de escolas para orientar pais, alunos e condutores de transporte escolar sobre trânsito seguro. Nas abordagens serão distribuídos materiais educativos.

De acordo com o órgão, outra medida para reforçar a segurança no trânsito tem sido a revitalização de faixas de pedestres nas imediações das instituições de ensino.

Dicas de segurança no trânsito na volta às aulas

Para os motoristas:

  • Dê preferência sempre ao pedestre na travessia sobre a faixa, exceto nos locais onde há semáforo
  • Em frente às escolas, redobre a atenção
  • Para embarque ou desembarque de passageiros, aproxime o veículo da calçada

Para os pedestres:

  • Sempre atravesse na faixa. Caso não haja uma por perto, cruze a pista em linha reta em direção à calçada
  • Acompanhe as crianças na hora da travessia
  • Para embarcar e desembarcar, use sempre o lado do veículo próximo à calçada

Para os pais e responsáveis:

  • Tenha o máximo de cuidado ao escolher o transporte escolar dos filhos
  • Verifique se o veículo está cadastrado no Detran-DF e em perfeitas condições de circulação
  • Confirme se o motorista tem autorização para conduzir vans escolares

Edição: Vannildo Mendes