21/02/2018 às 10:02, atualizado em 22/02/2018 às 21:02

Palácio do Buriti recebe exposição sobre o Nobel de Literatura Ivo Andric

Mostra será aberta nesta quinta (22), às 19 horas, e poderá ser visitada até 16 de março

Por Da Agência Brasília

Para comemorar os 80 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Sérvia e o Brasil, o Palácio do Buriti recebe, a partir desta quinta-feira (22), a exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata.

Até 16 de março, 20 painéis dispostos no Salão Branco exibirão o trabalho criativo do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o panorama das cidades onde ele esteve, fotografias da vida privada, documentos e itens pessoais.

Falecido em 1975, Andric teve uma intensa carreira diplomática. Morou em várias cidades europeias como representante do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e posteriormente do Reino da Iugoslávia.

Seguindo a carreira diplomática do escritor, a mostra já passou por todos os países europeus onde ele viveu e trabalhou. Agora, será a primeira vez na América Latina.

Quem foi Ivo Andric

Andric nasceu em 1892 na pequena aldeia de Dolac, nas cercanias de Trávnik, na Bósnia — naquela época, pertencente ao Império Austro-Húngaro. O pai, artesão, morreu quando Andric tinha 3 anos. Assim, ele foi criado pela mãe e pela tia.

Embora tivesse figurado em antologias, publicou o primeiro livro em 1918, uma coletânea de poemas em prosa com o título Ex Ponto.

A partir de 1920, foi membro do Corpo Diplomático da Iugoslávia. Cumpriu missões no Vaticano (Estado da Cidade do Vaticano), em Genebra (Suíça), em Madri (Espanha), em Bucareste (Romênia), em Paris (França), em Bruxelas (Bélgica) e em Berlim (Alemanha), entre outras cidades. Nesse período, publicou algumas obras.

Preso na Segunda Guerra Mundial, só voltou a publicar após o fim do conflito armado. Em 1961, foi premiado com o Nobel de Literatura.

Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata

Abertura

22 de fevereiro (quinta-feira)

19 horas

Visitação

Até 16 de março (sexta-feira)

Das 8 às 18 horas, de segunda a sexta

Salão Branco do Palácio do Buriti (Eixo Monumental)

Entrada gratuita