16/03/2018 às 17:42, atualizado em 23/03/2018 às 14:44

Lideranças femininas recebem certificado de reconhecimento do governo

Cinco mulheres com trabalhos relevantes para a população de Brasília receberam o documento das mãos do governador Rodrigo Rollemberg na tarde desta sexta (16)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Diferentemente do informado, a coronel do Exército Carla Beatriz de Souza foi uma das primeiras militares brasileiras a participar da missão de paz no Haiti — e não a única

O governador Rodrigo Rollemberg entregou, na tarde desta sexta-feira (16), cinco certificados de reconhecimento a lideranças femininas pela contribuição delas à sociedade. A cerimônia ocorreu no Palácio do Buriti.

Cinco mulheres receberam das mãos do governador Rollemberg certificados de reconhecimento pela liderança em seus segm

Cinco mulheres receberam das mãos do governador Rollemberg certificados de reconhecimento pela liderança em seus segmentos. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No dia 8, o governador já havia entregue o certificado a outras dez mulheres. “Eu queria agradecer, em nome da população de Brasília, a contribuição e o trabalho de todas vocês”, disse ele.

A professora aposentada Dinorá Couto foi uma das homenageadas. Fundadora da Biblioteca Braille Dorina Nowill, em 1995, em Taguatinga, hoje ela é voluntária na instituição.

Dinorá também criou a primeira Academia Inclusiva de Autores Brasilienses. Ela ministra oficinas de leitura em visitas às escolas de Brasília, nas quais também fala dos espaços que criou.

A coronel do Exército Carla Beatriz Medeiros de Souza foi outra agraciada. Ela demonstrou surpresa com a homenagem. “É um importante reconhecimento. Fico feliz de terem escolhido uma mulher militar.”

[Olho texto='”É um reconhecimento importante. Fico feliz de terem escolhido uma mulher militar”‘ assinatura=”Carla Beatriz Medeiros de Souza, coronel do Exército Brasileiro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Carla integrou a primeira turma de formação com mulheres no Exército e também foi pioneira no posto de coronel. Ela foi uma das primeiras militares brasileiras a participar da missão de paz no Haiti.

O reconhecimento foi dado ainda à professora Regina Aparecida, especialista em educação infantil há 47 anos. “Vou coroar minha estada na Secretaria de Educação com chave de ouro”, disse, ao se referir ao certificado e ao último ano em que ficará na pasta.

A terceira professora a receber a homenagem foi Maria Rosane Marques, que desenvolveu o projeto Em defesa do Córrego Guará, premiado internacionalmente, que será apresentado durante o 8º Fórum Mundial da Água.

O evento ocorrerá em Brasília de 18 a 23 de março, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Sandra Gomes Melo, também foi agraciada com o certificado. Delegada há 22 anos, ela implementou a Lei Maria da Penha em Brasília e instituiu os protocolos de atendimento as vítimas de violência doméstica.

Edição: Vannildo mendes